Os Descobrimentos

10-03-2011 23:36

"OS DESCOBRIMENTOS - EXPOSIÇÃO"

           

            No final da segunda semana de Fevereiro foi possível observar, em frente à Biblioteca Escolar, uma exposição alusiva aos "Descobrimentos", tema leccionado na disciplina de História.

            Eram seis as opções de trabalho, todas elas intimamente relacionadas com as navegações marítimas e os contactos existentes durante os Descobrimentos: vida a bordo; encontro de povos: portugueses e africanos/indianos/chineses/japoneses; quanto aos trabalhos em três dimensões poder-se-ia construir um modelo da caravela ou nau; realizar um trabalho que abordasse as novas rotas portuguesas e castelhanos ou, ainda, sobre os novos produtos que se comerciavam.

            O resultado? Uma excelente exposição apelante ao período dos séculos XV e XVI, que promoveu o desenvolvimento e a aglutinação de diversas culturas, a descoberta de sensações nunca antes sentidas, a admiração perante sítios nunca antes pisados! Todavia, o preço foi elevado: rebentaram guerras, confirmaram-se derrotas, cancelaram-se tratados, serviu-se da escravidão e da morte para chegar ao ouro, à ostentação. Mas foram com esses erros que o nosso povo evoluiu, que se fundou a cultura que hoje vimos. Orgulhamo-nos, pois, das conquistas que ressalvam nas barras cronológicas, e orgulhamo-nos ainda mais da forma como os erros, gradualmente, foram sendo corrigidos.

            Através destes trabalhos, os alunos puderam mostrar ao público escolar a forma como se organizava a vida nas caravelas/naus, em viagens que se prolongavam durante meses, meses de esforço e sem paragens; a forma como se traçaram as rotas que sustentavam o comércio a nível mundial, como a cultura portuguesa de então se difundiu e aceitou outras formas diferentes de pensar!

            Porque nós somos o resultado do que se começou a construir há muitos séculos atrás!

 

                                                          Diana Venda

                                                          8ºD      Nº10

Voltar