Dia de Reis

Enviamos o contributo do Pólo Educativo de Serro Ventoso, relativamente ao Dia de Reis (que também se encontra no Blogue em anexo)

Blogue: O Moinho Encantado
Mensagem: Dia de Reis
Hiperligação: https://omoinhoencantado.blogspot.com/2012/01/dia-de-reis.html

O Agrupamento de Escolas de Porto de Mós está a implementar a sua autoavaliação envolvendo toda a Comunidade. A equipa de autoavaliação elaborou questionários dirigidos a toda a comunidade educativa e procedeu à recolha de evidências no sentido de obter informações relativas ao funcionamento do Agrupamento nos domínios: liderança, organização/gestão, ensino/aprendizagem, envolvimento/participação e serviços/espaços. O conhecimento da realidade é fundamental para a melhoria do serviço educativo prestado pelo agrupamento e a autoavaliação permite traçar estratégias adequadas para a resolução dos seus problemas e consequente melhoria do seu desempenho.

 

A equipa de autoavaliação.

DIA DE REIS

 

Jardim de infância de Mendiga

Na 6ª feira, dia 6 de Janeiro, brincámos aos reis.

Éramos muitos meninos, porque nos juntámos com o 1º CEB. Estávamos muito engraçados  com coroas na cabeça.

Fizemos um lanche partilhado com os meninos da primária. No jardim  fizeremos  bolo rei para oferecer, e os  meninos da primária, compraram bolo rei e rainha para nos oferecer também. Estavam uma  delicia!!!!!

Tivemos ainda a visita de dois reis Magos que vieram na Bibliomóvel e todos juntos cantámos-lhes uma canção dos reis.

Esta foi a maneira que encontrámos para dar as boas vindas ao novo ano.

 

FELIZ ANO NOVO

 

 

 

 

A educadora - Susana Olaio

PROJETO “CRIAR EM FAMÍLIA” - EXPOSIÇÃO DE PRESÉPIOS

 

No âmbito do projeto "Criar em Família", inaugurou-se no dia 12 de dezembro, no Pólo Educativo de Serro Ventoso a exposição de presépios realizados pelas famílias dos alunos.
Fazem parte da exposição 33 presépios, uns feitos individualmente e outros coletivamente, em pequenos grupos. Foram vários os materias utilizados na sua confeção, com predominância para a reciclagem.
Para a inauguração foram convidadas as famílias e entidades que compareceram em grande número.
No final houve um Porto de Honra para todos os presentes em que não faltou o tradicional café da avó e os bolos fritos (filhós).
Congratulamo-nos com o envolvimento, a criatividade e imaginação das famílias a quem agradecemos a participação neste projeto.
A exposição manter-se-à aberta ao público até dia 6 de janeiro, nos dias úteis, das 8 às 18 h e no domingo, dia 18 de dezembro, das 14 às 17 horas.

Pólo Educativo de Serro Ventoso

Nota da redação: Pedimos desculpa pela publicação tardia da notícia, mas temos tido problemas com o site do jornal. Algumas destas dificuldades estão em vias de resolução. Agradecemos a vossa compreensão.

 

Restauração da Independência a 1 Dezembro de 1640

  

Quando D. Sebastião morreu na Batalha de Alcácer Quibir, houve problemas de sucessão ao trono, porque não tinha nenhum descendente. Primeiro sucedeu ao trono o seu tio-avô Cardeal D. Henrique que governou o reinado durante dois anos, mas  como já era muito velho morreu.

   Após a sua morte surgiu o problema de sucessão ao trono e apareceram três candidatos , D. Catarina de Bragança (apoiada por poucos membros do clero e da nobreza), D. António Prior do Crato (apoiado pelo povo), e D. Filipe II rei de Espanha (apoiado por membros do clero, da burguesia e da nobreza).

  Mas o povo sabia que se D. Filipe II ficasse rei de Portugal perderia a independência. Então D. António fez-se aclamar rei em Lisboa e Santarém.

   D. Filipe II atacou-o e venceu-o na Batalha de Alcântara. D. António saiu do país, tornando-se D. Filipe I, rei de Portugal, e perdemos assim a independência. Seguiu-se um período denominado de União Ibérica ou Dinastia Filipina. Durante 60 anos , Portugal foi governado pelos espanhóis.

   Na manhã de 1 de Dezembro de 1640,um grupo de nobres, chamados os conjurados marcharam até ao Terreiro do Paço, dirigiram-se ao palácio real  e rebentaram com as portas. D. Miguel de Vasconcelos, o secretário de estado procurou esconder-se, mas foi descoberto e morto, de seguida prenderam a Duquesa de Mântua. Alguns conjurados dirigiram-se às janelas e proclamaram a independência de Portugal e foi aclamado D. João IV o novo rei de Portugal, iniciando-se a dinastia de Bragança. Portugal recupera a sua Independência . Esta foi reconhecida vinte oito anos depois da guerra da Restauração, no ano de 1668, através do tratado de paz de Madrid, no reinado de D. Pedro, o Pacífico.

Bela Infanta

 

   As turmas dos  6ºanos ,D e E, apresentaram na aula de Língua Portuguesa ,uma peça de teatro baseada no Romance “Bela Infanta” ,de Ameida Garret, que faz parte da leitura orientada do 6º ano. Os alunos das duas turmas trouxeram alguns adereços, tais como: o anel , o pente doirado, o vestuário da época…  Esta atividade foi proposta pela professora de Língua  Portuguesa, Anabela Reis, para ser dinamizada pelos alunos  na sala de aula.

A representação correu muito bem e  todos assistiram com muito entusiasmo.

 

Os nossos presépios

2011-12-09 23:03

Os nossos presépios

    No âmbito do projeto "Criar em família", o Pólo Educativo de Serro Ventoso irá realizar uma exposição de presépios elaborados pelas famílias dos alunos.

    A inauguração da exposição será no próximo dia 12 de dezembro às 18h.

    A exposição irá estar aberta ao público de 13 a 29 de dezembro de 2011 e de 2 a 6 de janeiro de 2012, das 9h às 18h.

    No domingo, dia 18 de dezembro, a exposição estará aberta ao público das 14 às 17 horas.

                                                                                                  O Pólo Educativo

  Um dia diferente na vida do 9ºano

A partida...

 No dia 15 de novembro de 2011 saímos de Porto de Mós rumo a Lisboa com o intuito de visitar o CCB, a Torre de Belém e assistir à peça de teatro “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente nos claustros do Mosteiro dos Jerónimos.

 

    Partimos de Porto de Mós com a expectativa de ter um dia entusiasmante e divertido, esperávamos também enriquecer o nosso conhecimento.

    O teatro...

 

 

    Chegados a Lisboa dirigimo-nos ao Mosteiro dos Jerónimos onde fomos recebidos por duas figuras típicas da época vicentina que nos convidaram a fazer a viagem náutica, gritando “À Barca! À Barca! Houlá!”. Seguimos com eles e eis-nos no cais onde se iniciou a representação da peça.

    Em vez de uma sala de espetáculos tradicional fomos surpreendidos com o facto de termos de assistir de pé a esta representação. O rio foi substituído pelo corredor do claustro e as barcas por escadotes de cores diferentes: o verde para as personagens que iriam ser julgadas, o branco para o Anjo e o vermelho, como não podia deixar de ser, para o Diabo.

    As personagens surgiam do nada e misturavam-se com o público interagindo com ele, nomeadamente o frade (dando uma lição de esgrima, tendo como adversários alguns alunos) com a sua Florença, que insistia em esconder-se atrás do público.

    O mosteiro...    

Seguidamente fomos conhecer um pouco o Mosteiro dos Jerónimos e depois fomos almoçar.

    O Centro Cultural de Belém ...    

    Já no CCB  uma guia explicou-nos o significado de algumas obras expostas: o “Urinol” de Marcel Duchamp e “Femme dans un Fauteuil” de Pablo Picasso.   

                   

 

    Numa atividade em que era suposto trabalhar as artes manuais fizeram-se coisas interessantíssimas com o tema “O Amor”. 

 

    A Torre...

    No final visitámos a Torre de Belém, monumento emblemático da época dos Descobrimentos, em estilo manuelino. Subidos os 92 degraus deliciámo-nos com uma panorâmica espetacular da cidade de Lisboa, do Tejo e da outra margem.

 

    Para além da hora tardia do almoço e do cansaço no final do dia valeu a pena esta experiência que gostaríamos de voltar a repetir nos próximos anos letivos.

Carolina Antunes, Cintia Lage, Liliana Oliveira, Mariana Rebelo e Mariana Pereira

 

2011-12-09 23:14

Parlamento dos Jovens

No dia 5 de dezembro, realizou-se no cine-teatro de Porto de Mós uma palestra sobre este projeto e uma pequena explicação sobre o funcionamento da AR (Assembleia de República).

Esteve presente a conhecida deputada Odete João que explicou um pouco da AR.

Um dos professores envolvidos no projeto explicou as várias etapas necessárias para o desenvolvimento de listas, campanhas e debates.

Ocorreram duas sessões, uma na parte da manhã e uma à tarde.

As listas pretendentes terão de ser entregues até ao dia 14 de dezembro, a campanha será na primeira semana de aulas do 2º período, onde os alunos escolherão a lista vencedora.

Carolina Correia

 

S.Martinho

2011-12-05 13:17

Provérbios de S. Martinho

  • No dia de S. Martinho, mata o porquinho, abre o pipinho, põe-te mal com o teu vizinho.
  • No dia de S. Martinho, mata o teu porco, chega-te ao lume, assa castanhas e prova o teu vinho.
  • Pelo S. Martinho abatoca o pipinho.
  • Pelo S. Martinho prova o teu vinho; ao cabo de um ano já não te faz dano.
  • Se o inverno não erra o caminho, tê-lo-ei pelo S. Martinho.
  • Se queres pasmar o teu vizinho, lavra, sacha e esterca pelo S. Martinho.
  • Verão de S. Martinho são três dias e mais um bocadinho.
  • Pelo S. Martinho todo o mosto é bom vinho.
  • Pelo S. Martinho, deixa a água pró moinho.
  • Quem bebe no S. Martinho, faz de velho e de menino.

Pedro Nascimento

 

 

S. Martinho

 

No dia de S. Martinho

Torna a voltar o verão,

Tens de comer castanhas

E um pouquito de pão.

 

No dia de S. Martinho

Um soldado passeava,

Ao olhar para o caminho

Viu um mendigo que tiritava.

 

Ao ver isto comoveu-se

E meia capa lhe deu

E o sol ao ver isto

O céu de calor encheu.

 

A tempestade desapareceu.

O céu começou a brilhar

E uma nuvem branca nasceu.

Esta é uma história para recordar!

                                                          David Cordeiro

 Encontro de Gerações - Festa dos Avós

    Polo Educativo de Serro Ventoso

    Como vem sendo hábito, o Pólo Educativo de Serro Ventoso realizou mais um Encontro de Gerações - Festa dos Avós. Esta realizou-se no dia 11 de novembro e foi uma oportunidade para festejarmos também o dia de S. Martinho.

    Os alunos apresentaram um pequeno espetáculo incluindo canções, poesias e as dramatizações da Lenda do Verão de S. Martinho e da história da "Galinha Ruiva". Todo o espetáculo foi alusivo a um dos projetos a desenvolver ao longo do ano letivo no Pólo, intitulado "A Galinha Ruiva".

    Houve um lanche partilhado que proporcionou momentos de convívio entre as gerações: pais, avós e netos.

    Por fim e como recordação deste dia, os alunos ofereceram aos avós um presente feito por eles com material reciclado.

    O Pólo Educativo congratula-se e agradece a participação e a aderência de todos os avós a mais esta iniciativa do Pólo, pois proporcionou uma tarde diferente, alegre e bastante emotiva.

 

 

Pólo Educativo de Serro Ventoso

O Dia de Todos os Santos

O Dia de Todos os Santos é um feriado religioso que começou a ser comemorado a partir do dia 1 de novembro de 837, em França, por decreto real.

Segundo a tradição, a festa começou devido ao facto de a igreja se poder ter esquecido, durante o ano, nas suas celebrações, do nome de algum santo e de omitir aqueles que não surgiam no calendário litúrgico, corrigindo com um feriado religioso essa falta.

Primeiramente designado dia de Nossa Senhora dos Mártires, a data foi celebrada durante mais de dois séculos no dia 13 de Maio.

No século VIII (741), Gregório III manda construir na Basílica de São Pedro, em Roma, uma capela dedicada ao Divino Salvador, a sua Santíssima Mãe, aos Apóstolos e a todos os mártires e confessores, o que contribuiu para impulsionar a Festa de Todos os Santos.

No século IX (835), a data desta festa religiosa é então fixada no dia 1 de novembro pelo papa Gregório IV, que há muito tempo pressionava Luís I, rei de França, a assinar um decreto que oficializasse a celebração.

Daí em diante o dia 1 de novembro passou a ser universal, constituindo uma das maiores solenidades para toda a Igreja Cristã.

No final do século X, Santo Odilão (994-1048), junta às celebrações em louvor dos santos algumas orações em favor dos defuntos. Esta introdução levou mais tarde a que se procedesse à separação das duas datas, vindo o dia 1 de novembro a ser dedicado a todos os santos da Igreja Católica, enquanto o dia 2 passou a ser consagrado, exclusivamente, aos fiéis defuntos.   

Mariana Rebelo

O Dia dos Fiéis Defuntos

O Dia dos Fiéis Defuntos, também conhecido por Dia de Finados, é, no dia 2 de novembro, celebrado pela Igreja Católica.

Este é o dia da celebração da vida eterna, isto é, dos nossos entes queridos. É para celebrar esta vida eterna que não irá terminar, pois a vida cristã é, agora e sempre, viver em comunhão íntima com Deus.

Desde o séc. I, os cristãos rezavam pelos falecidos, costumavam ir às catacumbas visitar os túmulos para orar pelos que morreram sem martírio. No séc. IV, a memória dos mortos já estava integrada na celebração da missa e desde o séc. V a Igreja dedica um dia por ano para interceder pelos mortos, aqueles por quem ninguém rezava e ninguém se lembrava.

 

A partir do séc. XI, os Papas Silvestre II, João XVIII e Leão IX obrigaram a comunidade a dedicar um dia aos mortos e desde o séc. XIII, esse dia é comemorado no dia 2 do mês de novembro, isto porque no 1º de novembro é o dia de Todos os Santos.

Com a celebração destes dois dias, a igreja celebra a comunhão de todos os seus santos.

Carolina Antunes

TODOS JUNTOS POR UMA CAUSA NOBRE

 

2011-11-01 21:51

    O evento solidário a que de início chamámos "Dar as mãos" derivou, no nome, passando depois a ser no cartaz de divulgação " Todos juntos por uma causa nobre". Mas dar as mãos foi o que efetivamente fizeram todos os que quiseram associar-se a esta iniciativa e ser solidários para com a Anabela Silva, e com duas alunas da comunidade escolar de Tremoceira, suas filhas.

    Foram muitas e variadas as forças vivas da comunidade que se voluntariaram para concretizarem este evento solidário, sendo o motor a comissão "Amigos Solidários" criada para o efeito, constituída por diversos elementos da comunidade (onde também se incluía a Junta de Freguesia de Pedreiras) e em especial pelos encarregados de educação dos alunos do Jardim de Infância e da EB 1 de Tremoceira.

    Muitos artistas quiseram desde logo marcar presença e colaborar com esta causa nobre: 4 escolas de dança, rancho folclórico de Pedreiras, Zé Café e Guida e muitos outros.

    Foi mesmo muito especial o que aconteceu no dia 16, Dia Mundial da Alimentação. Esse facto foi reforçado pela decoração que esteve a cargo do JI e da EB1 de Tremoceira, assim como pela canção "Partilhar" apresentada/cantada pelos alunos, que incluía maçãs para partilha. A venda de fruta em saquinhos também reforçava essa ligação.

    Depois havia vários espaços especialmente pensados para as crianças: o atelier de desenho e de construções com palhaço e balões, o espaço das pinturas faciais e do insuflável, os passeios a cavalo no terreno anexo.

   

 Para vender, havia a fruta o café da avó e os coscorões, os bolinhos e salgadinhos à fatia, os licores, as bifanas, o porco assado, o leitão, bebidas diversas, as sopas, bijuteria, telas de diversos artistas...etc.  Até uma carrada de lenha foi oferecida para venda, assim como abóboras gigantes!

    E na caixinha dos donativos, muitos foram os envelopes que lá entraram com as ajudas possíveis, dadas com coração.

    Foi lindo sentir aquela comunidade toda mobilizar-se para ajudar um dos seus.

     Foi mesmo um por todos e todos por um!

                           

 Bem haja a todos!

 

No endereço:

  https://pequenos-jornalistas.blogs.sapo.pt/178361.html  pode encontrar a notícia dos resultados.

Graça Duarte e os Pequenos Jornalistas

DIA MUNDIAL da ALIMENTAÇÃO

2011-10-28 23:05

        

 DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

Os alunos da EBI e Jardim de Infância de Fonte do Oleiro festejaram o Dia Mundial da Alimentação com a confeção de doce e bolos de maçã.

Convidamos a educadora Adélia Laranjeiro, atualmente aposentada, para partilhar conosco a sua experiência na confeção de doces.

Todos os alunos se envolveram na atividade cortando maçãs aos bocadinhos, pesando e comparando. A educadora Adélia, durante todo este processo, foi falando da importância de uma alimentação saudável.

Os alunos da EB1 fizeram, ainda, bolos de maçã que juntamente com o doce foram o lanche do Dia Mundial da Alimentação.

Aproveitamos para agradecer à educadora Adélia a sua amavél disponibilidade que nos proporcionou um agradável momento de partilha e aprendizagem.

17 de outubro de 2011

Professoras e educadora da EB1 e Jardim de Infância de Fonte do Oleiro

 

DIA EUROPEU das LÍNGUAS

2011-11-02 12:40

No âmbito das comemorações do Dia Europeu das Línguas, que este ano comemora o seu 10º aniversário, o Clube Europeu  da Escola Secundária de Porto de Mós decidiu saudar toda a comunidade escolar com um Olá/Bom dia, nas 23 línguas oficiais usadas na União Europeia. Também, procedeu à distribuição de folhetos informativos, à realização de uma competição com jogos interativos – Vamos Unir a Europa - e à organização, em colaboração com as disciplinas de Inglês, Francês e Língua Portuguesa, de uma exposição dedicada ao multilinguismo e à importância destas línguas no panorama mundial.

 

 

 

DINAMARQUESES em Porto de Mós

         Um grupo de estudantes dinamarqueses almoçou com professores e alunos que integram o Clube Europeu; o grupo visitou ainda alguns locais de interesse na vila.

            No passado dia 12 de Outubro, quarta-feira, a cantina da Escola Secundária de Porto de Mós encontrava-se repleta de bandeiras dos mais variados países europeus e de uma animação invulgar. A agitação criada deveu-se à receção, nesse dia, de um grupo de Dinamarqueses, provenientes de Roskilde Friskole, que aceitaram almoçar na dita cantina escolar, para posteriormente partirem à visita de Porto de Mós, juntamente com os membros do Clube Europeu. Este projeto, resultante do desenvolvimento de atividades de intercâmbio entre escola europeias, visa proporcionar aos alunos, de forma lúdica, uma aprendizagem sobre o tema da União Europeia. São de salientar os responsáveis por esta organização, nomeadamente as professores Aida Antunes, Ana Paula Carreira e Natércia Arqueiro, bem como o professor João Ribeiro.

           

Os sorrisos e o convívio social marcaram desde logo o almoço, iniciado por volta do 12:40h. Para além da ementa proposta pela cantina, um outro prato foi servido como consequências dos padrões culturais e religiosos de alguns dinamarqueses e, no final, todos se deliciaram com os bolos e as gulodices trazidas pelos alunos do Clube.

           A visita de estudo começava, assim, pelas 14h, e a primeira paragem feita pelo autocarro ocorreu na Fórnea, local cuja paisagem é magnífica e dominada pela Natureza. Posteriormente, os alunos seguiram para o Moinho de São Miguel, uma construção já antiga que não deixa de espantar quem visite o seu interior e depois, a pé, para o Castelo de Porto de Mós, uma referência histórica que muito orgulha aos portomosenses. Sem receios, todos os alunos percorreram o castelo de uma ponta à outra, desvendando todos os recantos e maravilhando-se com as vistas luxuosas.

            Não obstante a visita chegar ao fim, por volta das 16:30h, as gargalhadas mantiveram-se sonoras. De volta à escola, o grupo aproveitou para trocar as últimas impressões e fazer as despedidas. Quiçá, para uma próxima vez…

                                                                                                                  Diana Venda

                                                                                                                                                        9ºD    Nº10

DIA DO DIPLOMA

2011-10-07 18:54

Dia do Diploma

 

 

No passado dia 30 de setembro decorreu, no cineteatro de Porto de Mós, pelas 15.30, a cerimónia de entrega de diplomas aos melhores alunos do 4º, 6º , 9º , 12º anos e, ainda, aos alunos que concluíram os Cursos de Educação e Formação (CEF Jardinagem e Espaços Verdes e  CEF Práticas Comerciais) e Profissionais (Técnico de Apoio à Infância, Controlo e Qualidade Alimentar e Gestão).

 

Estiveram presentes nesta cerimónia  o Presidente da Câmara de Porto de Mós, Engenheiro João Salgueiro,o representante da Direção da Caixa de Crédito Agrícola de Porto de Mós, senhor José Carlos Vala, o Diretor do Agrupamento,Professor Rui Neves e a subdiretora, Professora Elsa Figueiredo. Após breves palavras dirigidas ao muito público presente ( alunos, familiares,  encarregados de educação e professores), passou-se à entrega dos Quadros de Excelência a cada escola, dos diplomas  aos alunos das diferentes escolas do Agrupamento nomeados para o  Quadro de Excelência, dos diplomas aos alunos que concluíram o 12º ano - Ensino Recorrente (Noturno) e, finalmente, dos diplomas aos alunos que concluíram o 12º ano – Cursos Cientifíco-humanisticos.

Apesar do Ministério da Educação não ter, este ano, atribuído o já habitual prémio monetário aos alunos do Quadro de Mérito de cada escola do país, o Agrupamento, fazendo um esforço extra, não quis deixar de premiar as nossas alunas que, com trabalho e dedicação, viram os seus nomes “entrarem” para o Quadro de Mérito do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós: Inês Silva Amado- melhor aluna do Curso Científico-humanístico – Ciências e Tecnologias que terminou com média de 18,6 valores e Carla Sofia da Piedade Azinheira – melhor aluna dos Cursos Profissionais – Técnico de Apoio à Infância que terminou com média de 15,5 valores. Da escola, estas alunas receberam a quantia de 250,00€ e puderam também contar com um prémio oferecido pela Direção da Caixa de Crédito Agrícola de Porto de Mós: 500,00 € para a Inês e 300,00€ para a Carla. A Direção da Caixa de Crédito Agrícola de Porto de Mós ofereceu, ainda, um prémio monetário de 250,00€ ao melhor aluno do 9º ano e um de 150,00€ ao melhor do 6º ano.

Foi com muita satisfação que olhámos para as caras de felicidade dos alunos premiados que sentiram o seu esforço recompensado.

Aos que ficam, esperamos que continuem a sua caminhada para o sucesso pessoal.

Aos que partem, desejamos as maiores felicidades e que guardem na memória os bons momentos aqui vividos.

 Que o futuro vos sorria!

 Como dizia o saudoso Raul Solnado: “Façam o favor de ser felizes!”

Parabéns a todos.

Prof. Carolina Ângelo e Isabel Pascoal

 

E os nomeados são...

2011-10-07 17:25

Dia do Diploma

 

30 de Setembro de 2011, pelas 15.30horas

 

 

Alunos que concluíram o CEF Jardinagem e Espaços Verdes

Ana Filipa Pereira

André Cordeiro Silva

André Filipe Venda

Carina Alexandra Carreira

Dominique Gonçalves

Filipe Alexandre Rodrigues

João Paulo Gomes

Leandro Jorge

Patrícia Cruz

Ricardo Adão

Sílvia Lopes

Tiago Damião

 

 

Alunos que concluíram o CEF Praticas Comerciais

Afonso Fino

Deise Mendes

Rodrigo Domingues

Sofia Xavier

Vera Jorge

Alunos que concluíram o Curso Profissional T. Apoio à Infância

            Ana Filipa Rosa

            Ana Isabel Carreira

            Ana Marisa Carreira

            Daniela Rodrigues

            Maria Odete Barreiros

            Patrícia Martins

            Sandrina Lage

            Sara Santos

            Tânia Amado

            Vanessa Ferreira

Alunos que concluíram o Curso Profissional C.Q. Alimentar

Catarina Ferreira

Dina Varatojo

Duarte Baptista

Joana Matias

Marta Tomé

Alunos que concluíram o Curso Profissional Gestão

Carlos Valente Damião

Cátia Sofia Bonifácio

Daniela Bento

Luís Carlos Valente

António Santos

Cristiana Gomes

Maria Inês Costa

Nelson Pedroso

Neuza Ribeiro

Pedro Feteiro

Sérgio Caetano

Sílvia Vieira

 

Alunos para Quadro de Excelência

1º Ciclo

EB1 Alqueidão Serra

            Clara Baptista Roque

            Manuel Correia dos Santos Pereira

            Margarida Laranjeiro Carvalho

            Margarida Matos Carreira

            Pedro Vicente Marto

            Tiago Joaninho Lopes

EB1 Arrimal – 11 alunos

            Diogo Alexandre Martins

            Diana Catarina Pires Vendeiro

            Gabriel Filipe Jorge Amado

            Susana Filipa Martins

EB1 Calvaria Cima – 3 alunos

            Cristiana Matias Ribeiro

            Luís Carlos Silva Barbosa

            Ricardo Alexandre Santos Henriques

 

EB1 Cruz da Légua – 2 alunos

            Filipa Pires Coelho

EB1 Cumeira de Cima – 3 alunos

            Rodrigo de Jesus Pedro

            Rodrigo Coelho Borges

EB1 Juncal – 13 alunos

            Eduarda Cordeiro de Sousa

            Laura Ferreira Rosa

            João Rafael Sousa Lopes

EB1 Porto de Mós – 25 alunos

            Savannah Marie Venda

            Ana Rita de Oliveira Ramalho Caeiro

            Francisco Ferreira Carreira

            Pedro Patrício da Silva

            Raquel do Nascimento Carreira

EB1 Serro Ventoso – 3 alunos

            Sofia Bandeira Carvalho

 

EB1 Tojal de Cima – 1 aluno

            Carolina Patrícia Vala Simões

2º Ciclo

6º ano

 

A

            Barbara Cecílio Matos

            Gonçalo Gabriel Rei

            Inês Margarida Frazão de Almeida Miguel

            Laura Isabel Gomes Leirião

            Maria Nunes Correia

            Miguel Alexandre Santos Sousa

            Sílvia Maria Freitas Amado

 

6ºB

            Afonso Morgado Carreira

            Alice Sousa Paulo

            Mariana Correia Vala

            Vasco Rafael Alves Carvalho

 

6ºD

            Luís Filipe Pires Carreno

            Mariana Brás Vieira de Sousa

 

6ºF

            David Gabriel Amado Cordeiro

 

3º Ciclo

9º ano

9ºB

            Mariana Luísa Fernandes dos Santos

            Tomás Duarte Franco

 

9ºD

            Afonso Vieira Januário

Secundário

12º ano

12ºA

            Ana Rita Ferreira Amado Alves

            Beatriz Nicoleta Ferreira Carreira

            Gonçalo Alexandre Saraiva Carvalho

            Patrícia Luís Santos Cordeiro

            Pedro Miguel Rodrigues Ramos

            Raquel Sofia Silva Oleiro

 

12ºB

            Duarte Miguel Sousa Ferraz

            Inês Silva Amado

 

12ºC

            António Miguel Marques David Amaro

            Bernardo Santarém Duque Carreira

            Carolina Cordeiro Santos

 

Alunos no QUADRO DE MÉRITO

Inês Silva Amado – Melhor aluna do Curso CH – Ciências e tecnologias – Terminou com a média de 18,6Valores.

 

Carla Sofia da Piedade Azinheira – Melhor aluna dos Cursos Profissionais – Apoio à Infância – Terminou com a média de 15,5 valores.

 

Alunos que concluíram o 12º ano – Ensino Recorrente (Noturno)

Almerinda Pereira

Rui Marto

Sara Coelho 

        

          Alunos que concluíram o 12º ano – Cursos Cientifico-humanísticos

            Adriana Martins Silva

            Adriana Patrícia Silva

            Ana Filipa Ribeiro

            Ana Rita Alves

            André Monteiro Vieira

            António Miguel Amaro

            Beatriz Nicoleta Carreira

            Bernardo Santarém Carreira

            Carolina Cordeiro Santos

            Cláudia Sofia Bento

            Cristiana Filipa Serra

            Duarte Miguel Ferraz

            Emanuel Ramos Silva

            Fábio Ferreira Santos

            Filipa Coelho Vieira

            Gonçalo Alexandre Carvalho

            Gregory Dutra

            Hélio Henriques carvalho

            Inês Marto Proença

            Inês Silva Amado

            Jânia Pardal

            Jéssica Correia

            Jéssica Martins

            Joana Leal

            João Baptista

            João Rato

            João Pedro Santos

             Luana Moreira Lima

             Marcelo Gomes Silva

             Maria Carolina Silva

             Mariana Correia

             Marina Rei

             Marta Crespo

             Miguel Gomes

             Neuza Maria silva

             Patrícia Luís Cordeiro

             Pedro Miguel Ramos

             Raquel Sofia Oleiro

             Rita Correia

             Rodrigo Calado

             Rui Monteiro Rodrigues

             Sâmella Neves Silva

             Sónia Serôdio

             Valéria Lourenço Ferreira

             Vânia Ferraria Frazão

             Vasco Ferreira

Tem a palavra o Exmo. Sr. Diretor do Agrupamento

2011-10-05 12:31

Nota de Abertura

No começo de mais um ano lectivo não posso deixar de desejar a toda a Comunidade Educativa um bom ano de trabalho e êxitos escolares.

No decorrer deste ano lectivo 2011/2012 vamos continuar a mostrar a nossa disponibilidade para manter e reforçar as boas relações institucionais entre todos, prosseguindo o objectivo, da Escola proporcionar a todos, respostas mais eficazes que redundem numa regulação contínua das suas práticas pedagógicas, no desempenho escolar dos alunos e num envolvimento da comunidade cada vez maior em todas as escolas que fazem parte deste agrupamento.

Enfim será nosso objectivo melhorar a imagem da Escola Pública e prestar um melhor serviço educativo.

 

Porto de Mós, 03 de Outubro de 2011

 

O Director

Rui Augusto Marques da Silva Pereira Neves

Balanço do ano letivo anterior

A toda a Comunidade Educativa

 

Julgo ser meu dever, no quadro dos princípios do Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós, dar a conhecer um conjunto de resultados escolares, que já devidamente analisados internamente, projetam para o exterior um sinal de confiança, de autoestima e uma vontade cada vez maior em melhorar o serviço educativo, sendo exemplificativo que todos os alunos candidatos ao Ensino Superior/Politécnico entraram na 1ªfase.

 

Diretor do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós

Rui Augusto Marques da Silva Pereira Neves

 

2ºAno de Escolaridade

Num universo de duzentos e dez alunos, os testes intermédios de Português demonstraram que os alunos revelam mais facilidade na compreensão oral que na escrita. No entanto alguns já possuem ideias encadeadas para a produção escrita. Em Matemática, os mesmos alunos revelam dificuldades na compreensão matemática demonstrando no entanto facilidade na leitura de gráficos. Os resultados em ambas as disciplinas são superiores à média nacional.

4ºano

 

 

9ºano

 

 

12º ano

E cá estamos de novo...

2011-10-05 12:00

O Clube de Jornalismo  começa  por desejar a toda a comunidade do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós  um Bom Ano Letivo de 2011-2012.

Com esta reentrada, o "Janela Aberta" sofreu algumas alterações. Tem novos elementos, que consigo trazem novas ideias e, para já há, a intenção de optar por um novo visual. Mas, tudo a seu tempo.

Fica em aberto todo um percurso, em que o clube conta com a colaboração da comunidade para ir fazendo chegar, até vós, o pulsar deste nosso Agrupamento.

Consulte este blogue e ficará a conhecer este mundo diferente, onde brincam, estudam e crescem muitas das crianças e jovens do Concelho de Porto de Mós.

poemas do 6ºA

 

Escrevi a palavra amor.

Uma rosa vermelha nasceu,

Numa folha de papel.

Era uma rosa vermelha

 como era uma rosa vermelha.

Afiou os espinhos

E abriu-se

Perfumando o ar.

Voltou a cabeça

Á procura do amor

E deixou cair duas das suas pétalas

 sobre a insuportável dor.

Depois cresceu mas                                                                          

 de nada adiantou…

 Coitada da rosa! Pois é, murchou!

 

Diana Nunes

6ºA

A desilusão invade-me o coração e propaga-se pelo corpo como se fosse um vírus.

 

Tentei resistir, mas não consegui!

Tentei não falar, mas não aguentei!

Tentei ignorar, mas é impossível!

 

Que posso eu fazer mais para superar esta dor?

Que posso eu fazer mais para que tu saias da minha cabeça?

Que posso eu fazer para que o amor que sinto por ti desapareça?

 

Tantas perguntas e nenhuma tem resposta!

Tantas duvidas por explicar.

 

O que hei-de eu fazer

Para não ter de sofrer?

Ah…já sei…

Vou escrever poesia

Para te tentar esquecer!

 

 

Helena Cristina Silva

6ºA

Poema Solto

A arca dos desejos

 

Ofereceram-me uma arca,

Não sabia o que lá guardar,

Mas depois de muito pensar

Uma solução consegui encontrar:

        

Na minha arca vou guardar Amor,   

Na minha arca vou guardar amor e Bondade,

Na minha arca vou guardar bondade e Carinho,

Na minha arca vou guardar carinho e Dons,

Na minha arca vou guardar dons e Entusiasmo,

Na minha arca vou guardar entusiasmo e Felicidade,

Na minha arca vou guardar felicidade e Gargalhadas,

Na minha arca vou guardar gargalhadas e Habilidade,

Na minha arca vou guardar habilidade e Inteligência,

Na minha arca vou guardar inteligência e Juventude,

Na minha arca vou guardar juventude e Livros,

Na minha arca vou guardar livros e o Mar,

Na minha arca vou guardar o mar e o Natal,

Na minha arca vou guardar o Natal e Optimismo,

Na minha arca vou guardar optimismo e Palavras,

Na minha arca vou guardar palavras e Quartzo,

Na minha arca vou guardar quartzo e Risos,

Na minha arca vou guardar risos e Saúde,

Na minha arca vou guardar saúde e Ternura,

Na minha arca vou guardar ternura e União,

Na minha arca vou guardar união e Verdade,

Na minha arca vou guardar verdade e um Xadrez!

 

Depois tenho que a fechar

Para a Zanga não entrar!

 

E o que vou fazer com tudo isto?

É o que estão vocês a pensar.

Vou oferecer tudo aos meus amigos

E a quem mais precisar!

 

 

 

                                                                                     Joel Moura

                                                                                     Nº. 14      6º. A

 Clube Europeu da Escola Secundária de Porto de Mós visitou Londres no Carnaval.

 

Londres recebeu-nos cinzenta mas, diz-se, apresenta sempre três dias de sol ao ano e foram os da nossa visita. Na verdade o nosso S. Pedro deve ter movimentado os cordelinhos no reino de sua majestade, a rainha.

Londres tornou-se portuguesa nestes dias porque começámos viajando com dois condutores de “Bizeu” (Viseu) e, não fossem as manias inglesas do contra no trânsito, pensaríamos estar cá. Ouvia-se e via-se a nossa língua em todos os lados, se não eram visitantes eram madeirenses, ombreando com asiáticos, árabes e brasileiros, em lojas e restaurantes.

No primeiro dia contrariámos o frio com uma grande caminhada, ladeada pelo Hyde Park, até ao Museu da Madame Tussaud. Ilustre governanta de um médico que tinha a mania de fazer modelos de cera dos seus doentes, tendo ensinado essa técnica à sua loura aprendiz. Saiu ela melhor do que o mestre. Fomos aí recebidos pelos nossos heróis e por um inglês simpático que arranhava um brasileirês jocoso e esforçado.

Lá dentro, Mourinho e Cristiano Ronaldo eram figuras muito requeridas, mas acompanhavam-nos os heróis de Hollywood, da arte, da história e da política. Todas sábias e perfeitas cópias dos originais. Tiravam-se fotos com Barack Obama e “davam-se murros” em Hitler ou outros mauzões. Os rapazes aproveitavam para se fazerem acompanhar das mais belas modelos de beleza e os profes aos reis e rainhas e outros heróis da nossa história recente. Pode-se também viajar de “carro” num túnel ilustrado por uma história de Londres e passar num escuro terror, com muitos sustos e gritos. “Bué de Fixe”. No fim duplicámos o caminho e cansámos os pés com bolhas e feridas, algo que um bom sono haveria de recuperar. A culpa foi da pequenina profe de Educação Física que nos acompanhou.

A primeira noite no velhinho e quentinho hotel foi de riso pois uma das camas se lembrou de ensanduichar o seu hóspede, que aí foi apanhado em cuecas. No fundo teve sorte, não lhe correu mal, porque logo lhe arranjaram um quarto individual. 

No segundo dia mais e mais portugueses no Mercado de Portobello: uma rua apinhada de quiosques e lojinhas, que tudo vendiam, flores, frutas e legumes, antiguidades, roupas, comidas, perfumes… A culinária era estranha, de doces, queijos, frutas e sumos, cozinha indiana, italiana, de Espanha, mas pouca inglesa. Eram milhares de visitantes, músicos, cantores e muitas comprinhas. Ressaltava uma loja organizada em redor de montras constituídas de centenas de máquinas de costura e outros apetrechos relacionados com a produção de roupas e adornos e uma sapataria com um gigante candeeiro de tecto construído de sapatos.

Daqui seguimos para Hyde Park - gigante pulmão da cidade que, com tempo bom mas frio, estava composto de centenas de londrinos correndo, saltando, andando de bicicleta, patins em linha ou só aproveitando o sol e a família. Visitámos um romântico e dramático palácio, Kensington Palace. Este foi morada de príncipes e princesas que, “no afã do amor e da morte”, ali deixaram a sua história. A princesa ervilha também lá tinha uma sala mas a mais visitada era a que tinha o vestido de casamento da “Lady Di” e a ela estava dedicada. Havia também uma escadaria com uma encenação de uma queda de morte em vestido de noiva e uma sala onde podíamos escrever as nossas mágoas. Mágoas que ficaram escritas para sempre, imortalizando a nossa presença. Todos pudemos ser reis por um dia, num trono que foi trocado em poesia.

Foi assim, com algumas histórias romanceadas e romantizadas, que se criou um espaço de visita agradável e diferente. De outra forma não passaria de um simples e belo palácio, abolorecendo memórias da princesa do povo.

O melhor ainda estava para vir, dirigimo-nos para o “Natural History Museum” e a sua fila assustou-nos de verdade. As centenas de pessoas apenas se dirigiam para a exposição sobre Darwin e lá entrámos pela porta dos fundos. Simplesmente espectacular (i.é espetacular). Os jovens e adultos andavam numa roda-viva de êxtase com tanto para ver e aprender. Eram as rochas e minerais, os vulcões, os sismos, os animais embalsamados, o corpo humano, os gigantes fósseis. A receber-nos tínhamos também o gigante Diplodocus, aquele tipo de dinossauro que deixou as suas pegadas marcadas no “Monumento Natural das Pegadas dos Dinossauros”- Pedreira do Galinha.

Saímos cansados e plenos de ciência e descansámos no metro para ir até à brilhante e movimentada Picadilly Circus, perdendo-nos nas suas lojas. “Very Britishmente” vimo-nos fotografar com um “Big London Man”, grandão, ao lado de um British “Mini Cooper” de competição. Depois das compras uns quantos vieram estoirados para casa e outros, com pernas ainda, continuaram palmilhando Londres.

No terceiro dia, cedo fomos em direcção à Torre de Londres, mais multidões e o português a acompanhar. Visitámos esse vetusto castelo, suas armas e armaduras, para homens, crianças e cavalos. Interessantes e gigantes, não conseguimos saber, porém, como teriam força para manejar algumas delas. Fomos também recebidos pelos famosos corvos de Londres e, num cofre-forte e com grandes e apertadas medidas de segurança, vimos as brilhantes e super-valiosas “Jóias da Coroa”.

Saímos e fizemos as fotografias de conjunto com a mais bela ponte: “Tower Bridge”. Entrámos num barco e fomos em direcção ao belo e brilhante relógio do mundo, sua famosa torre, gigante sino de dezasseis toneladas – “Big Ben” - e casas do parlamento. A chegada a este conjunto é verdadeiramente deslumbrante e saímos para atravessar a “Ponte de Londres”, em direcção ao London Eye. Com fome, deixámo-nos alimentar de saladas e hambúrgueres das reconhecidas empresas de Fast Food. Na roda gigante os nossos olhos deliciaram-se com a vista da gigantesca metrópole, até onde mais nada se alcança. De alma repleta descemos e dirigimo-nos para o “National British Museum”. Não se podia deixar de visitar o conjunto mais importante do espólio e património grego e egípcio do mundo. A “Pedra de Roseta”, mãe das escritas, os faraós, as múmias, as pinturas de toda a arqueologia, as esculturas gregas, o Parthenon (da ilustre grega Atenas) e muito mais, dos cinco continentes. Só nos fomos embora quando nos fecharam as portas, encantados e enriquecidos.

No quarto dia, pela manhã, fomos ao Render da Guarda, no palácio de Buckingham, mas não vimos a rainha. Por nós passaram aprumadinhos os guardas de Sua majestade e, na sincronizada sequência, lá se substituíram. Cerimónia para “Inglês ver” e não só. Daí dirigimo-nos para a Abadia de Westminster, onde reis se coroam e princesas se casam. Que tectos imponentes, histórias e lindíssimas campas de reis, príncipes e dos maiores vultos da literatura e da música, com o Shakespeare ou Haydn. Saímos e, pela primeira vez, podemos comer uma sopa, não sendo igual à nossa era cozinhada e servida por portugueses, jovens madeirenses. Depois passámos pela casa do primeiro-ministro em direcção ao “National Art Gallery”, o melhor museu de pintura e escultura que já vi. Foi um regalar de olhos sobre as obras do melhor que há na história das artes, Rubens, Da Vinci, Van Dick, Boticcelli, Miguel Ângelo,… Por fim, terminámos comendo Fish and Chips e correndo para um fechar de ouro com o “Phantom of the Opera”, com a magistral interpretação de uma Sofia portuguesa, sala esgotada há meses e, outra vez, com imensos portugueses.

No último dia ultimámos umas quantas compras e viajámos para cá, repletos.

 

Professor João Ribeiro.

 

Chegou um trabalho novo do jardim de infância da fonte do oleiro

 

"AINDA NADA?"

Na história "Ainda nada?" podemos observar os cuidados e atenções a ter com uma semente em particular e com a vida em geral.

Com os desenhos das crianças, a representar a história, fizemos um Photostory intitulado "AINDA NADA?". Nele, as crianças mostram como descobrem, aprendem e interpretam a natureza humana.

 

 13 de Junho de 2011

 Jardim de Infância de Fonte do Oleiro

 A Educadora de Infância

 Élia Lopes

AINDA NADA.wmv (4,1 MB)

Fernando Pessoa, 123 anos após o seu nascimento   

          

      No dia 13 de Junho de 1888, nasceu em Lisboa Fernando António Nogueira Pessoa, aquele que ficou conhecido apenas por FERNANDO PESSOA.

            Frequentou durante poucos meses o curso Letras.

            Ficou para a história da literatura portuguesa como o grande prosador do modernismo (ou futurismo). Escrevia tanto em seu nome, como através dos seus heterónimos (Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis - os mais conhecidos).

            Em vida apenas publicou, em português, o poema épico “Mensagem”, embora a sua produção literária seja vastíssima, traduzida em muitas línguas.

            A 30 de Novembro de 1935 deixou o mundo terreno devido a uma grave crise hepática provocada por vários anos de consumo de álcool.

            Hoje os seus restos mortais encontram-se no Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa.

10 de Junho - Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas 

 

                               

 

    O Dia 10 de Junho é comemorado em Portugal há vários anos como Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, mas nem sempre foi assim.

    Após a Implantação da República, a 5 de Outubro de 1910, foram desenvolvidos trabalhos legislativos, e logo em 12 de Outubro saiu um decreto que estipulou os feriados nacionais. Este dava aos municípios e concelhos a possibilidade de escolherem um dia do ano que representasse as suas festas tradicionais e municipais. Lisboa escolheu para feriado municipal este dia, em honra de Camões uma vez que a data é apontada como sendo a da morte do poeta, em 1580.

    Como o 10 de Junho “fica muito próximo da festa religiosa que é o 13 de Junho, ou seja, o dia de Santo António, essa sim tradicionalmente feita e realizada em Lisboa”. Conceição Meireles, professora de História Contemporânea da Faculdade de Letras do Porto, refere que, com essa proximidade de datas, “os Republicanos tentaram de certa forma esbater o 13 de Junho, Dia de Santo António, em favor do 10 de Junho, Dia de Camões”.

    “O 10 de Junho começou a ser particularmente exaltado com o Estado Novo”, um regime instituído em Portugal em 1933, sob a direcção de António de Oliveira Salazar. É nesta altura que o dia de Camões passa a ser festejado a nível nacional e não municipal.

    Camões representava justamente o génio da pátria, representava Portugal na sua dimensão mais esplendorosa e mais genial.

    Durante a Ditadura do Estado Novo, o 10 de Junho passou a ser festejado a nível nacional como o Dia de Camões, de Portugal e da Raça.

    Quando se tenta exaltar o Dia da Raça, celebra-se o povo português entendido de uma forma geral.

    O Estado Novo sempre quis sublinhar a originalidade do povo português face aos outros povos europeus. Por alguma razão este pequeno povo tinha uma História de séculos; era dos Estados mais antigos da Europa e tinha um Império colonial que quase nenhum outro país europeu possuía.

    Após a revolução de 25 de Abril de 1974, passou a ser comemorado como o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Luísa Pires

" A vida em nós"  foi um sucesso

A arte dos mais novos  veio à  sede do agrupamento

A escritora maria do rosário pedreira esteve entre nós

No passado dia 27 de Maio a escritora Maria do Rosário Pedreira esteve na Escola Secundária .

 

A sala foi pequena para tanto entusiasmo.

Música, poesia e dança

No próximo dia 3 de Junho, irá realizar-se no cine-teatro de Porto de Mós pelas 21:30h, um espectáculo de MÚSICA, POESIA E DANÇA promovido pela BECRE, intitulado “ A VIDA EM NÓS”.

Oportunamente publicaremos o cartaz com mais novidades.

 

Ana Carolina

Relembrar é preciso...

Amanhã, dia 27 de Maio, a escritora Maria Rosário Pedreira vem à nossa escola fazer duas palestras aos nossos alunos:  a primeira dedicada aos alunos do 7º ano e a segunda para os restantes alunos.

 Não te esqueças de reler alguma das suas obras e preparar algumas “ perguntinhas” …

Francisca Ribeiro

Nota:No início do 2º Período foi publicado, neste blogue, um artigo sobre esta escritora. A autora foi a Ana Rita.

parabéns

Hoje, dia 24 de Maio de 2011, é o aniversário do blogue Pequenos Jornalistas, do Jardim de Infância da Tremoceira.

Neste blogue estão registados já cinco anos, cheios de VIDA!

Muitos parabéns!

pequenos-jornalistas.blogs.sapo.pt/

Área de projecto -12ºAno - Benefícios de Viajar

O viajante Diogo Mendes disponibilizou-nos uma entrevista relativamente às suas preferências sobre viagens. O Diogo conta com 26 anos no entanto já percorreu muitos espaços do nosso planeta. Esperemos que com esta se inspirem a viajar…

1)    Com que idade é que se iniciou no mundo das viagens?

As viagens foram uma constante da minha infância. O meu pai percorria constantemente Portugal e Espanha devido à sua profissão, e eu, quando tinha férias, acompanhava-o sempre que possível!

2)    O que é que o incentivou a viajar?

A vontade de descobrir e experimentar outras culturas em primeira mão; sentir na pele como seria viver com os Masai no Quénia ou com os povos Aymara na Bolívia; partilhar com eles a minha vida e deles absorver o mais possível.

3)    Quais foram as viagens que mais o marcaram? E já agora porquê?

Muitos viajantes têm dificuldade em escolher um lugar ou País preferido. No meu caso a viagem que fiz em solitário de Portugal à Islândia, no meu 4x4 marcou-me muito: tinha experiência com os desertos de areia do Norte de África, mas encontrar-me com desertos de gelo e neve, e com dunas de areia preta derivada da erosão de rochas vulcânicas, percorrer um País com 1 habitante por km2 sobre temperaturas tão agrestes e ter a possibilidade de dormir ao lado de uma lagoa glaciar repleta de Icebergues foi algo completamente novo para mim. Não posso apagar também as viagens que fiz pela África Negra; o sorriso das crianças é também algo que fica para sempre guardado na nossa memória. Da presente viagem, ver o nascer do Sol em Machu Picchu, e percorrer o salar de Uyuni com a sua planície de 12.000km2 de sal é algo que nunca esquecerei.

4)    Costuma viajar utilizando meios de baixo custo ou prefere viagens mais “luxuosas”?

Baixo custo; em viagens tão prolongadas o dinheiro é, e será sempre uma preocupação. Em viagens mais longas, como a que tenho em curso neste momento, opto por ir trabalhando à medida que vou viajando.

5)    Se respondeu que utiliza meios para viajar a baixo custo, enumere alguns desses meios.

Voos reservados com antecedência, normalmente 4 a 6 meses antes; viajar em época baixa; dormir em hosteis ou com famílias locais; poupar na alimentação; procurar hosteis com bons pequenos-almoços e perguntar aos locais onde comem; comprar tudo em mercados locais ou lojas de Chineses (sim, vão encontrar lojas Chinesas em todo o Mundo, da Bolívia a Angola!); viajar em transportes locais.

Se a viagem é longa, trabalhar nos Países que se visita! Esta opção permite ficar mais algum tempo no País, conhecer mais locais e pessoas!

6)    O que lhe agrada mais nas suas viagens: as paisagens, as pessoas ou as culturas com que se depara?

A experiência de viajar contempla isso tudo: é uma soma de várias partes, pessoas e a sua cultura, a sua comida e bebida. Gosto de acompanhar o dia-a-dia das pessoas locais, observar e comparar as diferenças com todos os outros sítios por onde passei, aprende-se muito.

7)    Quais é que são para si os benefícios de viajar?

É uma experiência que todos deveriam ter na vida, uma grande viagem pela América do Sul ou África, sair da zona de conforto e ser confrontado com outras realidades. Os benefícios são vários: após viajar pelo Mundo serás uma pessoa com uma mentalidade muito mais aberta, uma pessoa que viveu experiências que as palavras não podem descrever na sua total plenitude.

8)    Considera que as viagens mudaram a sua personalidade? De maneira positiva ou negativa?

Sou uma pessoa muito diferente daquela que começou a viajar em solitário há uns anos atrás. As experiências que vivi alteraram o meu modo de ser e de olhar para as coisas. Sou uma pessoa melhor hoje em dia, e tento melhorar todos os dias. Não és a mesma pessoa depois de ver um pôr-do-sol a 5000mts de altitude no meio do maior deserto de Sal do mundo, enquanto te tentas abrigar num refúgio que construíste com sal, nem depois de ver o nascer do Sol em Machu Picchu, o templo mais sagrado da cultura Inca, ou passar dias com os Masai no Quénia e ainda ver como os jovens não vão à escola porque têm de deslocar-se a pé 2 ou 3 quilómetros para carregar água para a Aldeia.

Percebi que tive uma vida fácil, e que os problemas que pensava ter, eram na realidade insignificantes. Hoje em dia tento ajudar o mais possível: faço voluntariado sempre que posso, com pessoas, animais, ou flora.

9)    Que destinos recomenda para jovens?

Bolívia e Peru na América do Sul, Vietname e Cambodja na Ásia. Países baratos e seguros e com uma cultura e dinâmica Backpacker muito grande!

10) Sabemos que está agora numa grande viagem. Será que podia elucidar-nos sobre o seu roteiro?

Esta viagem é especial: não tenho data limite para regressar a Portugal, assim que estou a viajar a “passo de caracol”. Comecei em Buenos Aires, de onde desci até ao Ponto mais a Sul do Continente Americano, Ushuaia, também conhecido como o Fim do Mundo; mais a Sul apenas a Antárctica. Ushuaia é também o ponto onde a famosa estrada PanAmericana termina (ou começa, depende do sentido). O objectivo é calmamente e sempre por Terra alcançar o ponto mais a Norte da PanAmericana no Continente Americano, Prudhoe Bay, no Norte do Alaska...

Parei já depois de Buenos Aires e Ushuia, onde visitei as colónias de Pinguins e a antiga prisão do Fim do Mundo, assim como o Parque Nacional da Ilha da Tierra del Fuego, onde fiz trekking nalgumas das mais belas paragens com que me deparei na minha vida. Daí segui para El Calafate, onde visitei o Parque Nacional dos Glaciares e El Chalten, famoso pelo Monte Fitzroy. Seguindo para Norte, parei por Bariloche, capital da Região dos Lagos da Patagónia Argentina, e rodeado de imensos atractivos como o Cerro Campanário, Esquel, Villa Angostura e San Martin, de Bariloche para Mendoza, capital vinícola de Argentina, dediquei-me á prova dos néctares locais. Era altura de seguir para o Chile, onde visitei ValParaiso e San Pedro de Atacama, em pleno coração do Deserto de Atacama; entrei na Bolívia pelo deserto de Uyuni, segui para La Paz e depois Peru, onde me encontro de momento. Gosto do Peru queria ficar por cá algum tempo, procurei e consegui por cá trabalho e vou por cá ficar uns meses, de aqui seguirei para Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras,Guatemala, México, USA, Canadá e finalmente de novo nos USA para visitar o Alaska!

Essas são as linhas gerais da viagem que tenho pela frente, mas tudo pode mudar a qualquer momento! Muito caminho percorrido, muito por percorrer! Pouco dinheiro, mas todo o tempo do Mundo!

 

Para saberem mais sobre o Diogo visitem:

https://www.facebook.com/moody.mendez

https://www.diogomendes.com

 

 

 

Oferta Educativa  do Agrupamento  de Escolas de Porto de Mós no próximo ano lectivo -2011/2012

7ºF -  Aqui dá-se lugar à poesia...

Aí  estão...  As Jornadas Culturais - 2011

Páscoa: 7

 

Notícias da BECRE - Agrupamento de Escolas de Porto de Mós

 

Escola Secundária: Exposição "Ler + verde"

Na Semana da Leitura, a biblioteca apresentou uma exposição enquadrada no tema da Floresta proposto pelo Plano Nacional de Leitura. Numa iniciativa tripartida entre a biblioteca, os professores de Ciências Naturais e de Educação Visual e os respectivos alunos das turmas do 8ºano, partiu-se de um dos temas sugeridos no âmbito da Semana da Leitura 2011 para realizar um trabalho de pesquisa sobre as formas de vida animais e vegetais existentes no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, que foram depois ilustradas através de cartazes e de desenhos à vista. Uma pequena mostra dos trabalhos realizados pelos alunos foi apresentada no espaço de exposições da biblioteca (na parede da casa que lá está reproduzida) e no espaço onde decorreu a Feira do Livro.

A floresta, bem como a energia, foram os dois temas sugeridos a nível nacional para as atividades da Semana da Leitura 2011 enquadrando-se nas iniciativas do Ano Internacional das Florestas e do Ano Internacional da Química.

 

 

Escola Secundária: Feira do Livro e prémios

Entre 22 e 25 de Março, no âmbito da Semana da leitura, a BECRE, em colaboração com o Departamento de Português e a Livraria Americana de Leiria, promoveu a Feira do Livro. Assim, a comunidade escolar pode beneficiar, durante alguns dias, de uma larga oferta de livros a preços mais acessíveis. Este ano, o espaço da Feira apresentava trabalhos produzidos por alunos do 8º ano sobre as formas de vida animais e vegetais existentes no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, numa iniciativa conjunta da biblioteca e dos professores de Ciências Naturais e de Educação Visual, no âmbito do tema da floresta proposto pelo Plano Nacional de Leitura para este período.

O dia 24 de Março foi também o escolhido para a entrega de prémios e brindes relativos a algumas actividades dinamizadas pela BECRE neste ano lectivo. Em primeiro lugar, foram homenageados os melhores leitores da biblioteca, no 3º Ciclo e no Ensino Secundário, relativos ao primeiro período, que puderam escolher um livro a seu gosto mantendo assim viva a sua paixão pela leitura.

De seguida, e no âmbito do Concurso Nacional de Leitura, foram entregues aos participantes da fase de escola uma pasta, especialmente concebida para o efeito, que incluía um diploma de participação, fotografias e as provas realizadas. Aos seis finalistas, três de cada ciclo de ensino, foi também dada a possibilidade de escolher um livro a seu gosto.

A equipa da BECRE felicita de novo os alunos premiados e agradece a todos a participação empenhada nas actividades referidas.


 

 

Sessão de partilha de leituras

No dia 23 de Março, realizou-se, na biblioteca da Escola Secundária, uma sessão de partilha de leituras que juntou cerca de meia centena de alunos, familiares e professores. Tal como em anos anteriores, foi endereçado um convite individual a todos os pais e encarregados de educação da escola para que comparecessem com os seus educandos, não sem antes terem seleccionado um ou vários poemas ou textos literários relacionados com a temática da Natureza, o tema escolhido para este ano, com base nas sugestões do Plano Nacional de Leitura para a Semana da Leitura 2011 (a floresta e a energia).

Para além das leituras e das declamações, houve ainda apresentações multimédia, dança e canto. O serão findou-se, pela noite dentro, com momentos de convívio à volta da mesa. Apresentamos aqui um vídeo que retrata alguns dos momentos vividos bem como dos conteúdos apresentados.

 

 

Professor Carlos Oliveira

  Dia do Pai

Recados para Orkut

No passado dia 19 de Março, comemorou-se o DIA DO PAI. Este é dedicado a todos os pais e vivido, com mais intensidade pelas crianças, desde o Infantário até ao final do 1º ciclo, pois, aí, desenvolvem algumas actividades relacionadas com este dia.

Chama-se Dia do Pai ou Dia de S. José porque José foi uma pessoa muito simples e bom homem. Como marido de Maria, mãe de Jesus, aceitou ser pai do Filho de Deus e ficar ao lado da sua mulher para tudo o que ela precisasse. Acompanhou o crescimento de Jesus ensinando-lhe a sua profissão, a de carpinteiro, ao mesmo tempo que lhe transmitia os valores da cultura judaica. E um modelo que todos os pais devem seguir.

Não se sabe concretamente a data do seu nascimento e da sua morte, mas como o papa Gregório XV (em 1621) consagrou o dia 19 de Março para celebrar a morte de S. José, este dia passou a ser dedicado a todos os pais do mundo e mais concretamente ao pai de Jesus (S. José).

  

 

 

                                                                                                                                                         Ana Carolina - 7º D

 

Carnaval

 

Festa

O Carnaval é uma celebração que se costuma realizar entre Fevereiro e Março. Em geral, o carnaval tem a duração de três dias.

O carnaval moderno é produto do século XIX. O Rio de Janeiro é a cidade mais carnavalesca do mundo, seguindo-se Nice, Nova Orleans, Toronto…

No Rio de Janeiro, o Carnaval de cada ano começa a preparar-se no ano anterior. Tudo tem de ser preparado ao pormenor, pois nada nem ninguém pode falhar. É festejado por escolas de samba. Milhares de pessoas viajam até ao Brasil, para ver esta festa tão louca e colorida.

 

       

 

Origem

A palavra "Carnaval" está relacionada com a ideia do sabor da carne marcado pela expressão "carnis valles" (que em grego significa prazeres da carne) que, acabou por formar a palavra "Carnaval".

O carnaval da Antiguidade era marcado por grandes festas, onde se comia e bebia.

O Carnaval prolongava-se por sete dias nas ruas, praças e casas da Antiga Roma, de 17 a 23 de Dezembro. Todas as actividades e negócios eram suspensos neste período e os escravos ganhavam liberdade temporária para fazer o que quisessem. As pessoas trocavam presentes e um rei era eleito por brincadeira e comandava o cortejo pelas ruas.

No período do Renascimento as festas que aconteciam nos dias de carnaval incorporavam os bailes de máscaras, com fantasias e os carros alegóricos (veículo enfeitado com figuras ou símbolos que são usados em desfiles de Carnaval).

O Carnaval celebra-se sempre à terça-feira, dia que antecede a entrada na Quaresma (quarta-feira de cinzas).

 

Carolina Correia

 

Chegaram os artigos do 2º Ciclo relativos ao 2º Período 

“A VIDA AMOROSA DE INÊS DE CASTRO”

                No dia 14 de Fevereiro de 2011, os alunos do 6º ano da escola EB2 Dr. Manuel de Oliveira Perpétua assistiram a um espectáculo da Companhia SA Marionetas, no âmbito da comemoração do Dia dos Namorados.

                Este teatro intitulava-se “A Vida Amorosa de Inês de Castro” e, de uma forma muito divertida, abordou alguns aspectos da vida deste famoso par.

                Aqui ficam algumas recordações destes agradáveis momentos

   

Sessão sobre os períodos que marcaram a História da Música

  Os alunos do 5º A, no âmbito do tema da Área de Projecto:”À descoberta da Música”, convidaram a professora de História da Música para fazer uma sessão sobre os períodos que marcaram a História da Música. Esta sessão realizou-se na nossa escola, no dia 21 de Fevereiro, e foi muito proveitosa para os alunos, uma vez que ajudou a completar e a clarificar alguns aspectos que já tinham sido pesquisados.

 Tivemos como convidados o professor Alexandre do Conservatório de Ourém/Fátima e os nossos colegas do 6 ºA, também do ensino articulado.

                                                                                                                  Beatriz-5ºA

Visita de estudo do 6º ano

            No dia 20 de Janeiro de 2011, as turmas dos 6ºanos foram a uma visita de estudo a Lisboa, ao Museu da Presidência e ao Teatro. De manhã, pelas 8:30h, todos estavam na escola para a partida. No autocarro, iam todos entretidos: uns jogavam às cartas, outros cantavam e ouviam música e alguns tentavam dormir!

            Na chegada a Belém lanchámos e como não pudemos entrar logo no museu, ficámos num jardim que tinha muitas aves.

            Enquanto uns tiravam fotos, outros divertiam-se a afugentar as gaivotas.

            Esperámos algum tempo, até que nos chamassem para irmos ao Museu da Presidência da República.

           

            Para entrarmos no museu, tivemos que passar por um sistema de segurança e logo de seguida dirigimo-nos à loja onde compramos algumas recordações.

Depois fomos para a visita guiada onde nos falaram das funções do Presidente Cavaco Silva, da Assembleia da República, do Hino Nacional  ”A Portuguesa”, da Bandeira de Portugal e sobre outros Presidentes.

 

            Vimos algumas peças e documentos que estavam expostas: como o passaporte presidencial, medalhas, condecorações, quadros dos Presidentes da nossa História…

 

            No final vimos um espantoso busto que representava a República Portuguesa.

         

 

Seguidamente ,fomos almoçar rapidamente, porque tinhamos de ir ver o teatro “As aventuras de Ulisses” ao colégio S. João de Brito.

 

 

 

 

O teatro foi bastante interessante e cómico; tinha algumas alterações em relação ao tradicional, por exemplo: os deuses faziam da vida de Ulisses um jogo de consola e  em relação à Penélope, sua mulher, quando ele finalmente regressa a Ítaca pede-lhe um I-Phone ou um perfume.

            No fim da peça  recebemos um cartão Yorne, e depois voltamos para o autocarro e  parámos outra vez, para lanchar no Pôr- do -Sol 2.

            Finalmente  voltámos para a escola e contámos a toda a gente como tinha sido divertida e enriquecedora   esta visita de estudo.

Bárbara Matos 6º A nº 3

Inês Paulo 6ºA nº 8

Inês Miguel  6º A nº 10

Sílvia Amado 6ºA nº 18

Dia de S. Valentim

  O Dia dos Namorados ou Dia de S. Valentim é uma data especial na qual se celebra o amor, a paixão ou a partilha de sentimentos entre os namorados. Todos os anos, no dia 14 de Fevereiro, ocorre a azáfama da troca de chocolates, envio de postais e de oferta de flores. Muitos namorados planeiam jantares românticos, noites especiais e fazem planos para surpreender e agradar à sua «cara-metade». Há também quem escolha este dia para se declarar à pessoa amada e também quem avance com pedidos de casamento, envolvido pelo espírito do dia.

   Na nossa escola, este dia, foi comemorado com a entrega de cartões de amor/amizade pelas salas por alunos disfarçados de Cupido. Esta actividade foi realizada no âmbito da disciplina de Inglês. Também foram elaborados corações em papel autocolante vermelho, onde foram escritas na disciplina de Língua Portuguesa frases célebres alusivas ao dia de S. Valentim. Estes corações foram colocados no chão do átrio e do corredor até ao ginásio.

    Neste dia, foi apresentado um pequeno espectáculo de Marionetas pela companhia S.A. Marionetas, no ginásio da escola. Esta actividade foi organizada pelo grupo disciplinar de Língua Portuguesa. Este espectáculo foi destinado apenas aos alunos do 6º ano, os quais foram acompanhados pelos respectivos professores a partir das 15.45 para assistir à peça “A vida amorosa de Inês de Castro”.

“Amigos do Coração”

    A Biblioteca Escolar promoveu o concurso “Amigos do Coração”, no âmbito da comemoração do “Dia dos Namorados”. Esta actividade consistiu em fazer um cartão com quadras/poemas dedicados a um(a) amigo(a) especial.

  O concurso destinou-se a todos os alunos da EB2. Foi elaborado um regulamento para consulta de todos.

 

Os seguintes alunos receberam um livro como prémio:

 

5º ano: 1º - Catarina Durão  5º C     Nº 8

             2º - Fernando Santos  5º B    Nº 8

             3º - João André  5ºD    Nº 14

 

 6º ano: 1º -  Micael Santos       6ºD   Nº10

              2º -  Alice   Paulo     6º B   Nº 2 

              3º - Inês Miguel    6º A       Nº 10

 

Carta de uma Árvore

                                                                                                                                                                 Porto de Mós, 17 de Fevereiro de 2011

             A todos os humanos:

 

            Eu sou uma árvore e venho, em meu nome e das outras árvores, pedir-vos a vossa atenção para o que se passa no nosso meio ambiente.

            Eu vivo numa floresta que em tempos foi muito extensa e verdejante, mas com os anos, está cada vez mais pequena.

Tenho perdido muitas e grandes amigas, por isso, decidi com as outras amigas árvores que ainda me restam escrever-vos esta carta para vos lembrar o quanto nós somos importantes para a vossa sobrevivência.

            Árvore é sinónima de vida. Uma árvore, por si só, pode trazer muitos benefícios, desde a sombra, até à folha de papel.

            Nós somos seres vivos muito importantes, tal como vós. As árvores nascem, crescem e morrem, lutam para sobreviver.

            Temos muito valor: protegemos a terra com a nossa sombra e as nossas raízes; evaporamos a água e mantemos o ar húmido e produzimos o oxigénio. Há as que fornecem frutos valiosos para a vossa alimentação, além de produtos medicinais ou industriais.

            Enfim, não prejudicamos ninguém e só trazemos vantagens, o que seria suficiente para nos respeitarem.

            Mas infelizmente, sentimo-nos abandonadas! Precisamos da vossa ajuda!

            Por favor, parem com a matança! Não acham que numa zona arborizada há maior qualidade de vida? Onde vão fazer piqueniques, andar de bicicleta, correr, brincar com os vossos filhos?

            Enfim, podia estar aqui muito tempo a lembrar- vos de tudo aquilo que vos damos e que ninguém sequer pára para pensar que sem nós a vossa vida se torna impossível na Terra.

            Por tudo isto, venho pedir e tentar encorajar a plantação de mais árvores, com o apoio de todos vós.

            As árvores não crescem se não forem plantadas, e ao ritmo com que vocês nos abatem para construir estradas e prédios, não tarda muito, vão sofrer graves consequências!          

            Por tudo isso, é muito importante a contribuição de cada um de vós: plantem uma árvore e não se esqueçam, cuidem dela para que cresça!

            Todos juntos vamos conseguir melhorar o Planeta. Nós precisamos dos humanos e os humanos precisam de nós!

   Até breve,

   Árvore Bea

 

                                                                         Beatriz Vitorino, 5.º E

“My Dream House”

Na disciplina de Inglês, no âmbito da exploração do tema “A casa”, os alunos das turmas D e E do 5º ano desenvolveram um trabalho de projecto intitulado “My Dream House”, cujo produto final resultou na construção de pequenas maquetas e plantas, onde puderam aplicar o vocabulário consolidado em sala de aula.

Este projecto superou todas as expectativas, o que levou a professora a organizar uma pequena exposição com os trabalhos dos alunos. Para tal, contou com a colaboração e criatividade dos pais/encarregados de educação.

Para que a actividade fosse alargada a toda a comunidade escolar, teve o apoio da Ecoteca de Porto de Mós, podendo assim esta exposição ser visitada por todos no referido espaço, durante o mês de Fevereiro. Cada visitante pôde eleger a sua casa preferida, tendo sido atribuído o 3º prémio à aluna Beatriz Sousa do 5ºE, o 2º prémio ao aluno Miguel Silva do 5ºD e o 1º prémio à aluna Eduarda Soares do 5º D.

Todos os alunos que participaram neste projecto estão de parabéns pela qualidade dos trabalhos que apresentaram.

 

 

 

A festa dos animais

 

No dia 14 de Janeiro, foi realizada na Escola E.B. 2 Dr. Manuel de Oliveira Perpétua, uma exposição sobre os animais.

Os alunos aceitaram o desafio e cheios de criatividade e originalidade, construíram com os mais diversos materiais, diferentes animais, que identificaram com os respectivos nomes científicos, depois de uma pesquisa cuidadosa. Também determinaram as características individuais e construíram o bilhete de identidade do seu animal preferido.

Os trabalhos foram sujeitos a um júri de professores que seleccionaram quinze trabalhos.

O objectivo de aplicar os conhecimentos adquiridos foi concretizado. Todos os alunos participantes e também os respectivos pais estão de parabéns pela sua colaboração.

 

Corta-Mato Distrital

  No dia 17 de Fevereiro, participaram no Corta -Mato Distrital, em Pombal, na parte da manhã, os alunos apurados no Corta -mato Escolar de todos os Agrupamentos de Escolas do distrito de Leiria. Os alunos do nosso Agrupamento obtiveram a seguinte classificação, de acordo com seis escalões:

ESCALÃO INFANTIL A – MASCULINO

12  João Vazão

60  Miguel Fortunato

67  David Silva

ESCALÃO INFANTIL A – FEMININO

35  Catarina Durão

55  Ana Oliveira

66  Carla Martinez

ESCALÃO INFANTIL B – MASCULINO

16  Luís Miguel

17  André Cordeiro

26  Jorge Matos

ESCALÃO INFANTIL B – FEMININO

1  Sónia Machado

45   Inês Martins

64  Beatriz Silva

ESCALÃO INICIADOS – MASCULINOS

42  Marcelo Gomes

94  Cláudio Vieira

97  João Santos

ESCALÃO INICIADOS – FEMININOS                

21 – Ana Fernandes

36  Carina Oliveira

43  Daniela Anastácio

 Benefícios de Viajar

 

 

Mensagens para Orkut

“Muitos são os benefícios de viajar: a frescura que nos traz ao espírito, ver e ouvir coisas maravilhosas, a delícia de contemplar novos lugares, o encontro com novos amigos e o aprender finas maneiras” Muslih-din-Saadi, poeta persa

Viajar é uma actividade espantosa. Os que viajam podem fazê-lo por diversas razões: uns para fugirem da agitação do quotidiano; para outros a viagem é um caminho para crescer como pessoa e alargar os horizontes. Independentemente do motivo da viagem, há sempre ganhos que são incontornáveis.

Antes de mais viajar permite conhecer a diversidade e as maravilhas do planeta: as mais belas paisagens naturais, os mais belos monumentos, as cidades mais fascinantes. E mesmo que não nos esforcemos, nunca conseguimos de deixar de entrar em contacto com uma nova cultura, que não só nos torna mais sábios relativamente a relações com outros como também nos torna mais tolerantes.

As viagens são benéficas também quando o viajante está numa jornada interior: ajuda a uma melhor compreensão de eles próprios, na medida em que se vêm afastados do seu quotidiano e estão num novo meio, o que faz reflectir sobre o que efectivamente querem da vida.

Para concluir, viajar traz imensos ganhos, especialmente benéficos para os jovens. Por isso já sabes o que tens a fazer. Mesmo que não tenhas muitos recursos para viajar mantêm-te atento ao trabalho do grupo “Viajar Sem Limites”, que te dará dicas sobre como viajar a baixo custo.

Começa a traçar a tua viagem!

                             Grupo A da Área de Projecto – 12ºC

recados para orkut

Parabéns! Parabéns! Parabéns!

Os alunos do Básico e do Secundário, como resultado do bom desempenho que tiveram na sessão distrital, vão estar presentes na sessão nacional em Lisboa.

Muitos parabéns aos alunos, pela forma como souberam defender os seus projectos, e aos professores, Paula Félix e João Ribeiro, pela preparação destes alunos.

Boa sorte para Lisboa.  

A Primavera na nossa poesia..

 

Era preciso agradecer às flores
Terem guardado em si,
Límpida e pura,
Aquela promessa antiga
Duma manhã futura

                                                                     Sophia de Mello Breyner

           

 

Há uma Primavera em cada vida:

É preciso cantá-la assim florida,

Pois se Deus nos deu voz,

Foi para assim cantar!

 

E se um dia hei-de ser pó, cinza e nada

Que seja a minha noite uma alvorada,

Que saiba perder…

Para me encontrar…

                 Florbela Espanca, in "Charneca em flor: sonetos"‎ 

 

             

Depois do Inverno, morte figurada,
A Primavera, uma assunção de flores.
A vida
Renascida

E celebrada
Num festival de pétalas e cores.

                                    
                                                
Miguel Torga

 

 

Olhos postos na terra, tu virás
no ritmo da própria Primavera,
e como as flores e os animais
abrirás as mãos de quem te espera.


                                                    
Eugénio de Andrade

                  

Já se afastou de nós o Inverno agreste
Envolto nos seus húmidos vapores,
A fértil Primavera, a mãe das flores
O prado ameno de boninas veste.

Varrendo os ares o subtil Nordeste,
Os torna azuis: as aves de mil cores
Adejam entre Zéfiros e Amores,
E toma o fresco Tejo a cor celeste.

Vem, ó Marília, vem lograr comigo
Destes alegres campos a beleza,
Destas copadas árvores o abrigo.

Deixa louvar da corte a vã grandeza:
Quando me agrada mais estar contigo
Notando as perfeições da Natureza!

    
Poema "Convite a Marília" de Manuel Maria Barbosa du Bocage, in Sonetos
                                               

       

 

Quando tornar a vir a Primavera
Talvez já não me encontre no mundo.
Gostava agora de poder julgar que a Primavera é gente
Para poder supor que ela choraria,
Vendo que perdera o seu único amigo.
Mas a Primavera nem sequer é uma cousa:
É uma maneira de dizer.
Nem mesmo as flores tornam, ou as folhas verdes.
Há novas flores, novas folhas verdes.
Há outros dias suaves.
Nada torna, nada se repete, porque tudo é real.

 

                 Alberto Caeiro in "Quando Vier a Primavera"

 

                 

Quando à noite desfolho e trinco as rosas
É como se prendesse entre os meus dentes
Todo o luar das noites transparentes,
Todo o fulgor das tardes luminosas,
O vento bailador das Primaveras,
A doçura amarga dos po
entes,
E a exaltação de todas as esperas.

 

                      Sophia de Mello Breyner Andresen "Dia do Mar"

 

  

Andorinha de asa negra aonde vais?
que andas a voar tão alta
Leva-me ao céu contigo, vá
Qu'eu lá de cima digo adeus ao meu amor

Ó andorinha
da Primavera
Ai quem me dera também voar
Que bom que era

Ó andorinha
na Primavera
também voar
                     

      

                                                               Pedro Ayres de Magalhães

              

 

Está-se a Primavera trasladando
em vossa vista deleitosa e honesta;
nas lindas faces, olhos, boca e testa,
boninas, lírios, rosas debuxando.

De sorte, vosso gesto matizando,
natura quanto pode manifesta
que o monte, o campo, o rio e a floresta
se estão de vós, Senhora, namorando.

Se agora não quereis que quem vos ama
possa colher o fruto destas flores,
perderão toda a graça vossos olhos.

Porque pouco aproveita, linda Dama,
que semeasse Amor em vós amores,
se vossa condição produz  abrolhos.
 

                                                                         Luiz Vaz de Camões

 

          

Primavera

          A Primavera é a estação do ano que sucede ao Inverno e precede o Verão. Está sobretudo ligada ao aparecimento das flores e da vegetação.

A Primavera, do hemisfério Norte, é chamada "Primavera Boreal", e a do hemisfério Sul é a "Primavera Austral".

A "Primavera Boreal" começa a 20 de Março e acaba a 21 de Junho. A "Primavera Austral" tem o seu início a 23 de Setembro e acaba a 21 de Dezembro.

Diz-se que no dia do equinócio o dia e a noite duram o mesmo tempo. Com o passar do tempo, o dia vai–se tornando maior e as noites vão diminuindo um pouco, aumentando, assim, a iluminação do hemisfério correspondente.

Estas divisões das estações por equinócios e solstícios poderão ser uma fonte de enganos, pelo que se deve ter também em conta a influência dos oceanos na temperatura média das estações. Na Primavera do hemisfério sul, os oceanos ainda estão frios e vão aos poucos aquecendo, fazendo com que haja  temperaturas agradáveis ao longo desta estação.

 

               Ana Rita          

"OS DESCOBRIMENTOS - EXPOSIÇÃO"

           

            No final da segunda semana de Fevereiro foi possível observar, em frente à Biblioteca Escolar, uma exposição alusiva aos "Descobrimentos", tema leccionado na disciplina de História.

            Eram seis as opções de trabalho, todas elas intimamente relacionadas com as navegações marítimas e os contactos existentes durante os Descobrimentos: vida a bordo; encontro de povos: portugueses e africanos/indianos/chineses/japoneses; quanto aos trabalhos em três dimensões poder-se-ia construir um modelo da caravela ou nau; realizar um trabalho que abordasse as novas rotas portuguesas e castelhanos ou, ainda, sobre os novos produtos que se comerciavam.

            O resultado? Uma excelente exposição apelante ao período dos séculos XV e XVI, que promoveu o desenvolvimento e a aglutinação de diversas culturas, a descoberta de sensações nunca antes sentidas, a admiração perante sítios nunca antes pisados! Todavia, o preço foi elevado: rebentaram guerras, confirmaram-se derrotas, cancelaram-se tratados, serviu-se da escravidão e da morte para chegar ao ouro, à ostentação. Mas foram com esses erros que o nosso povo evoluiu, que se fundou a cultura que hoje vimos. Orgulhamo-nos, pois, das conquistas que ressalvam nas barras cronológicas, e orgulhamo-nos ainda mais da forma como os erros, gradualmente, foram sendo corrigidos.

            Através destes trabalhos, os alunos puderam mostrar ao público escolar a forma como se organizava a vida nas caravelas/naus, em viagens que se prolongavam durante meses, meses de esforço e sem paragens; a forma como se traçaram as rotas que sustentavam o comércio a nível mundial, como a cultura portuguesa de então se difundiu e aceitou outras formas diferentes de pensar!

            Porque nós somos o resultado do que se começou a construir há muitos séculos atrás!

 

                                                          Diana Venda

                                                          8ºD      Nº10

visita de estudo à coelho da Silva

 

    

No passado dia 25 de Fevereiro os alunos da turma do 10º do Curso profissional de Técnico de Gestão e os alunos do 2ºano do CEF de Empregado Comercial fizeram uma visita de estudo à fábrica de telha cerâmica – CS , Coelho da Silva -  que é:  líder na produção de telhas; líder na produção de acessórios; líder em qualidade, dispõe da tecnologia de produção mais avançada do sector e tem uma  produção anual superior a 48 milhões de peças.

Foi uma tarde de aprendizagem fora da escola onde ficámos a conhecer a forma como esta empresa consegue, em tempos de crise económica como a que se vive no país, esgotar toda a sua produção. Descobrimos as várias fases do processo de fabrico  das telhas e constatámos o grau de automatização da empresa Coelho da Silva.

Aprender assim é mais agradável do que nas aulas. Foi muito bom.

Agradecemos à empresa Coelho da Silva a oportunidade que nos deu de enriquecermos os nossos conhecimentos sobre a organização e gestão de uma empresa.

               Alunos do CEF - Empregado Comercial - 2010 /2011 ( Turma  9º- 2A )

           

Aqui há talento ! É uma aluna do 8ºano  que faz  esta análise ao poema... Parabéns !

LÍRIO ROXO

 

Viajei por toda a terra

Desde o norte até ao sul;

Em toda a parte do mundo

Vi mar verde e céu azul

 

Em toda a parte vi flores

Romperem do pó do chão,

Universais, como as dores

Do mundo

 

Vi sempre estrelas serenas

E as ondas morrendo em espuma.

Todo o Sol um Sol apenas,

E a Lua sempre só uma.

 

Diferente de quanto existe

só a dor que me reparte.

Enquanto em mim morro triste,

Nasço alegre em toda a parte.

                               António Gedeão, Poesia Completa

 

Texto Narrativo/Literário - "Lírio Roxo"

            Como um simples lírio roxo pode desencadear uma complexa tarefa - a de o compreender, contemplar, interpretar. Se, por um lado, podemos dizer que provém de uma Natureza bela, sofisticada e encantadora, divina por si só, também podemos contradizê-lo ao dizer que provém de uma Natureza morta, sem luz, entristecida como só.

            Contudo, a Natureza desenvolveu-se assim, sujeita a vários entendimentos que variam conforme o estado de espírito e a consciência momentânea de cada um, numa determinada altura da vida. Como diz no poema anterior " e as ondas morrendo em espuma", quem garante que, de facto, estejam a morrer? Não poderão, pelo contrário, voltar a rejuvenescer na espuma branca e pura, que delimita o mar, acolhendo-o no seu berço?

            As constantes da vida podem não ser, somente, constantes: é certo que a brisa é igual em toda a parte, mas isso não desvaloriza o seu encanto: é refrescante, melodiosa, portadora de um sentimento desigual. Sentada num banco de jardim, a envolver-me na brisa, vejo o rosto de quem gosto, oiço a sua voz distante mas nítida - porque a brisa é uma portadora de memórias.

            Como são semelhantes as árvores: castanhas no tronco e verdes na copa. Sempre imponentes, erguidas. Fortes; nunca desistem, nunca param de combater a brisa que por vezes se transforma em vento tenebroso. E como o balançar das suas folhas faz lembrar a liberdade, a leveza, a serenidade… E não serão, porém, mais bonitas ainda quando nuas, completamente desfolhadas de copas que as escondam dos olhares intrometidos de outrem? Não haverá também beleza num corpo que, embora nu e solitário, continue insistentemente a rumar contra forças opostas e desleais?

           

            E as estrelas, eternamente cintilantes e, para o autor, serenas, por isso confiantes. Apesar de em todo o Mundo continuarem a ser as mesmas estrelas, bonitas e bailantes, não permanecerão lindas como nunca o foram? Como quando olhamos para elas e vimos o reflexo perfeito de quem gostamos.

            Sim, e de quem gostamos? Essas pessoas não serão iguais, em toda a parte, em todo o Mundo? Sim, serão, e por isso erguerão a mais bela e duradoura beleza: a interior. A beleza que se encontra no coração,  nas eternas profundidades deste, também a oscilar na superfície. Uma beleza permanente, constante, e por isso não efémera.

            O Mundo é assim, por vezes igual, sem mudanças. Porém, essas aparentes ausências de movimento não significarão a falta de encantamento, de frescura, de vida. Porque a vida também é, por si só, uma antítese: é completamente oposta, como a Natureza, como tudo o que foi criado, aliás. Contudo, é uma antítese especial, eternamente incompleta, sempre a viver acrescentos, melhorias, a tornar-se desigual.

            Talvez sejam os sentimentos aqueles que nunca sejam constantes, iguais por completo, como diz António Gedeão.

            No meio de um Mundo enorme, desprovido de simplicidade, provavelmente é na enorme complexidade dos meus sentimentos que residem as maiores mudanças, as diferenças, os eternos porquês.

                                                                       Diana Venda - 8ºD - nº10

A escritora MARIA DO ROSÁRIO PEdREIRA vem à secundária

                         

Maria do Rosário Pedreira, escritora portuguesa, nasceu em 1959, em Lisboa. Fez os estudos superiores na Universidade Clássica de Lisboa, onde se licenciou, em 1981, em Línguas e Literaturas Modernas, variante Francês/Inglês. Fez também um curso de Língua e Cultura do Instituto de Cultura, em Portugal.

Como bolseira do governo italiano, esteve em Perugia a frequentar um curso na Universidade e foi aluna do Goethe Institut.

Foi professora do Ensino Básico, fez algumas traduções e proferiu  algumas conferências.

Apaixonada pela actividade editorial, coordenou os serviços da Editora de Gradiva 

Iniciou a carreira literária em 1996, escrevendo o seu primeiro livro de poesia A Casa e o Cheiro dos Livros.

Seis anos mais tarde, e após a edição de vários títulos em prosa, nomeadamente, Alguns Homens, Duas Mulheres e Eu  (romance) e outros de literatura infantil, publicou um novo livro de poemas O Canto do Vento nos Ciprestes, cujo merecimento da crítica a vai incluir entre os novos poetas.

Para os jovens fez duas magníficas colecções juvenis  – Detective Maravilhas e O Clube das Chaves. Esta última, em parceria com Maria Teresa M. González, adaptada à televisão.

Está planeada, para o próximo mês de Maio, a presença na Secundária desta escritora. Ocorrerá, então, uma conferência dirigida aos alunos.

                                                                       Ana Rita

                 

 Amor: 2

 

A Origem do dia dos Namorados

Antigamente o dia de S. Valentim considerava-se “Dia Obscuro”.

O Imperador romano Cláudio II tinha proibido a realização de casamentos durante as guerras, porque acreditava que os solteiros eram melhores combatentes que os casados.

Um bispo antigo que se chamava Valentim não concordava com estas ordens do Imperador. Então, casou-se secretamente. Mais tarde, ficou descoberto o feito. Valentim foi preso e condenado à morte.

Na prisão, Valentim via muitos jovens mandar cartas e flores a dizerem que ainda acreditavam no AMOR.

Enquanto esperava a sentença, Valentim, apesar de casado, apaixonou-se por uma jovem cega que, mais tarde, milagrosamente, voltou a ver. Quando partiu mandou-lhe um bilhete que dizia “De Valentim”.

Este bispo foi assassinado no dia 14 de Fevereiro e daí a comemoração do Dia dos namorados nesta data.

O Dia de S. Valentim, é data em que se celebra a união amorosa dos casais.

Esta data celebra-se dia 14 de Fevereiro e normalmente oferece-se às pessoas de quem gostamos, um cartão ou presentes. Agora também se levam as pessoas a jantar fora, num clima de romance.

Na Secundária circulou o “Correio Amoroso”. Muitos ficaram felizes, outros terão de esperar para o próximo ano.

 

                                                        Carolina e Ana Carolina

DAMOS A PALAVRA AO PARLAMENTO DOS JOVENS

 

 O programa “Parlamento dos Jovens” é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário e que se desenvolve em várias fases. Na primeira fase, que se desenvolve na Escola, já decorreu o debate dos dois temas propostos para os dois níveis de ensino, a apresentação de listas e respectivas propostas de medidas e as eleições. Os debates foram levados a efeito no Cineteatro para todos os alunos do ensino secundário e para os alunos do 3.º ciclo, com a participação dos professores João Ribeiro e Maria Paula Félix e do Ex-vereador e Director do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós, professor Rui Neves, na impossibilidade da presença de um deputado da Assembleia da República.

Nota: Para ver quem ganhou clique em  "Os artigos do Agrupamento" - "3ºciclo e Secundára"- "2ºperíodo".

Os alunos do Jardim de Infância do Alqueidão visitaram o Centro de Dia

Os nossos alunos da EB1, de Porto de Mós, festejaram o Dia de Reis cantando as Janeiras a diferentes entidades da vila de Porto de Mós. (Se quiser ver mais fotos do dia de Reis é só clicar em galeria de fotos e seleccionar, na EB1 de Porto de Mós, Dia de Reis.)

           

 

 

Ano-novo: 4

Bom Ano de 2011

 

Natal: 7

 

O Clube de Jornalismo do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós "Janela Aberta" deseja a todos um Santo e Feliz Natal.

Bem-vindos ao nosso Site

 

Vamos começar uma nova aventura!

O Clube de Jornalismo tem novos elementos e com eles surgiram ideias diferentes: uma das propostas foi criar o blogue do Jornal do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós - Escola Secundária. É isto que vamos tentar. Contamos com a ajuda de todos para irmos melhorando o nosso blogue.

Nota aos visitantes

Se é elemento da nossa comunidade escolar tem neste blogue a oportunidade de divulgar as suas opiniões e os seus trabalhos. Apresentaremos no nosso blogue o que nos fizerem chegar, desde que devidamente identificado.


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Notícias

Os Descobrimentos

10-03-2011 23:36
"OS DESCOBRIMENTOS - EXPOSIÇÃO"                         No final da segunda semana de Fevereiro foi possível observar, em frente à Biblioteca Escolar, uma exposição alusiva aos...

E o Carnaval já acabou...

09-03-2011 18:15

Visita de estudo à Coelho da Silva

07-03-2011 00:46
     No passado dia 25 de Fevereiro os alunos da turma do 10º do Curso profissional de Técnico de Gestão e os alunos do 2ºano do CEF de Empregado Comercial fizeram uma visita de estudo à fábrica de telha cerâmica – CS , Coelho da Silva -  que é:  líder na produção de...

Aqui há talento ! É uma aluna do 8ºano que faz esta análise ao poema... Parabéns !

03-03-2011 22:18
LÍRIO ROXO Viajei por toda a terra Desde o norte até ao sul; Em toda a parte do mundo Vi mar verde e céu azul   Em toda a parte vi flores Romperem do pó do chão, Universais, como as dores Do mundo Que em toda a parte se dão.   Vi sempre estrelas serenas E as ondas morrendo em espuma. Todo...

Maria do Rosário Pedreira vem à nossa escola

17-02-2011 17:00
Biografia da Maria do Rosário Pedreira   Maria do Rosário Pedreira, escritora portuguesa, nasceu em 1959, em Lisboa. Fez os estudos superiores na Universidade Clássica de Lisboa, onde se licenciou, em 1981, em Línguas e Literaturas Modernas, variante Francês/Inglês. Fez também um curso de...

O Amor anda no ar

15-02-2011 13:40
A Origem do dia dos Namorados Antigamente o dia de S. Valentim considerava-se “Dia Obscuro”. O Imperador romano Cláudio II tinha proibido a realização de casamentos durante as guerras, porque acreditava que os solteiros eram melhores combatentes que os casados. Um bispo antigo que se chamava...

Chegaram mais trabalhos do jardim de Infância da Fonte do Oleiro

15-02-2011 12:59
A LAGARTINHA COMILONA Pela altura do Dia Mundial da Alimentação, contámos a história "A lagartinha comilona", no Jardim de Infância de Fonte do Oleiro. Por um longo período esta história foi comentada, observada e trabalhada, pelas...

O Jardim de Infância da Fonte do Oleiro recebeu a visita da Camila

29-01-2011 17:36
A família da Camila_JIFonte do Oleiro.pdf (85,1 kB) A família da Camila.wmv (2 MB)

4 de Janeiro - Dia Mundial do Braille

27-01-2011 23:20
  Louis Braille Louis Braille nasceu numa pequena aldeia francesa, no dia 4 de Janeiro de 1809. O pai, era correeiro. Aos três anos quando o menino brincava na oficina do pai, teve um acidente que lhe feriu uma vista. Passado algum tempo contagiou-lhe a outra vista e ficou completamente...

A origem do dia de Reis

27-01-2011 22:34
Origem do Dia de Reis – 6 de Janeiro   Segundo a religião cristã este é o dia em que os Reis Magos visitaram o menino Jesus. Nessa visita ofereceram-lhe presentes: - Ouro (oferecido por Belchior) que representava a Sua nobreza; - Incenso (oferecido por Gaspar), a divindade de Jesus; - Mirra...