10 de Junho - Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

14-06-2011 13:40

 

                               

 

    O Dia 10 de Junho é comemorado em Portugal há vários anos como Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, mas nem sempre foi assim.

    Após a Implantação da República, a 5 de Outubro de 1910, foram desenvolvidos trabalhos legislativos, e logo em 12 de Outubro saiu um decreto que estipulou os feriados nacionais. Este dava aos municípios e concelhos a possibilidade de escolherem um dia do ano que representasse as suas festas tradicionais e municipais. Lisboa escolheu para feriado municipal este dia, em honra de Camões uma vez que a data é apontada como sendo a da morte do poeta, em 1580.

    Como o 10 de Junho “fica muito próximo da festa religiosa que é o 13 de Junho, ou seja, o dia de Santo António, essa sim tradicionalmente feita e realizada em Lisboa”. Conceição Meireles, professora de História Contemporânea da Faculdade de Letras do Porto, refere que, com essa proximidade de datas, “os Republicanos tentaram de certa forma esbater o 13 de Junho, Dia de Santo António, em favor do 10 de Junho, Dia de Camões”.

    “O 10 de Junho começou a ser particularmente exaltado com o Estado Novo”, um regime instituído em Portugal em 1933, sob a direcção de António de Oliveira Salazar. É nesta altura que o dia de Camões passa a ser festejado a nível nacional e não municipal.

    Camões representava justamente o génio da pátria, representava Portugal na sua dimensão mais esplendorosa e mais genial.

    Durante a Ditadura do Estado Novo, o 10 de Junho passou a ser festejado a nível nacional como o Dia de Camões, de Portugal e da Raça.

    Quando se tenta exaltar o Dia da Raça, celebra-se o povo português entendido de uma forma geral.

    O Estado Novo sempre quis sublinhar a originalidade do povo português face aos outros povos europeus. Por alguma razão este pequeno povo tinha uma História de séculos; era dos Estados mais antigos da Europa e tinha um Império colonial que quase nenhum outro país europeu possuía.

    Após a revolução de 25 de Abril de 1974, passou a ser comemorado como o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Luísa Pires

Voltar