Fernando Pessoa nasceu há 123 anos

No dia 13 de Junho comemorou-se  o 123º aniversário do nascimento de Fernando António Nogueira Pessoa que ficou conhecido como um dos grandes poetas e escritores portugueses. Escreveu  várias obras, entre as quais destaco, “Do Livro do Desassossego”, “Ficções do Interlúdio: para além do outro oceano”, “Na floresta do alheamento”, “O banqueiro anarquista” , “O Marinheiro” e “Por ele mesmo”.

As suas poesias mais conhecidas são: “Mensagem”, “Todas as cartas de amor” e “O menino da sua mãe”.

No Google dedicaram-lhe este Doodle como presente .

 

Francisca

" A vida em nós"  foi um sucesso

A arte dos mais novos  veio à  sede do agrupamento

A escritora maria do rosário pedreira esteve entre nós

No passado dia 27 de Maio a escritora Maria do Rosário Pedreira esteve na Escola Secundária .

 

A sala foi pequena para tanto entusiasmo.

Poesia, música e dança

3º Período

Oferta Educativa  do Agrupamento  de Escolas de Porto de Mós no próximo ano lectivo -2011/2012

7ºF -  Aqui dá-se lugar à poesia...

jornadas  Culturais     

Decorreram de 10 a 13 de Maio as Jornadas Culturais do Agrupamento de Escolas de Porto Mós.

    A peça de teatro "Querida Matemática", representada para os alunos do 2º e 3º ciclo, abriu estas Jornadas.

    Na Escola Secundária estiveram patentes várias exposições que foram visitadas pelos alunos do 1ºciclo de Porto de Mós (4ºano), pelos do 2ºciclo (6ºano) e pelos alunos do 3ºciclo e Secundário.

    No átrio da escola tivemos a banca da Solidariedade promovida pela disciplina de E.M.R.C. e a do Clube Europeu.

    Também tivemos oportunidade de ver a exposição de trabalhos dos alunos de Espanhol.

    O CEF de Jardinagem colocou à disposição dos visitantes, flores variadas.

    Algumas turmas propuseram-se a disponibilizar comes e bebes.

    A disciplina de Francês projectou 2 filmes para o 7º e 8º anos.

    Nos laboratórios de Física/Química, Biologia/Ciências realizaram-se experiências e jogos nestas áreas do saber.

    Houve ateliers de pintura para o 4º e 6º anos.

    Deixamos aqui algumas imagens destas Jornadas.

 

                        

                                            Ana Rita, Carolina,Mª Luísa

7ºD

 

           CNL - Fase Distrital

            Provas Escritas:

            No passado dia 28 de Março decorreu, em Alcobaça, uma prova escrita de carácter eliminatório, cujos concorrentes haviam já superado as provas realizadas, anteriormente, nas respectivas escolas.

            Diana Venda, Mariana Santos e Adriana Carreira, do Ensino Básico, foram convidadas a ler "Inês de Portugal", de João Aguiar, assim como "A História Interminável", de Michael Ende. Mariana Marques, Marcelo Silva e Ricardo Carreira, do Ensino Secundário, deliciaram-se com "Fanny Owen", de Agustina Bessa - Luís, e "Cem anos de solidão", escrito por Gabriel Garcia Márquez.

Ilustração 1 - Da esq. para a dire.: Prof. Carlos, Marcelo e Mariana Marques, do Ensino Secundário

 

            Após a marcação de presença na Biblioteca de Alcobaça, os concorrentes dos Ensinos Básico e Secundário dividiram-se em salas diferentes e procedeu-se à realização das provas escritas, por volta das 10:30h. Estas eram constituídas por questões de escolha múltipla sobre o enredo e as personagens das histórias lidas, além de duas questões abertas que visavam avaliar a imaginação/argumentação dos alunos.

Ilustração 2 - Claustro de D. Dinis, no interior do Mosteiro

            Como os resultados só estariam disponíveis a partir das 18h, no site do município, todos os presentes foram convidados a dirigir-se para o Mosteiro de Alcobaça, pois seriam integrados num peddy-paper: alunos/vs. professores. Esta iniciativa não foi contabilizada para efeitos das provas a concurso, mas valoriza o convívio entre todos e, simultaneamente, a descoberta de todo o interior do monumento.

 

 

Ilustração 3- Da esq. para a dir.:  Marcelo, Ricardo, Diana, Prof. Carlos, Prof. Sílvia Marques e Mariana 

 

 

            Após esta actividade, terminada pelas 13h, a Biblioteca de Alcobaça ofereceu um ligeiro almoço a todos; no final, soube-se também que somente duas equipas de cada escalão tinham obtido a totalidade da cotação na prova do peddy-paper.

            As dúvidas e os receios, relativamente aos resultados, permaneciam nas conversas entre alunos e professores que regressavam a Porto de Mós. Mais tarde, pelas 20h, os 16 concorrentes que passaram para às provas orais estavam apurados (8 do ensino básico e 8 do ensino secundário), entre os quais Adriana Carreira e Mariana Santos. O Marcelo passou também, devido à desistência de um outro colega. Parabéns a todos!

 

            Provas Orais:

            As provas orais, realizadas no dia 2 de Abril, escolheriam dois participantes de cada escalão para, posteriormente, representar o distrito de Leiria em Lisboa. Os participantes, professores e ainda alguns amigos e familiares encontravam-se, pelas 13:30h, reunidos e prontos para partir num autocarro disponibilizado para o efeito.

            As provas começaram pelas 14h. A rádio Cister procurou desde sempre estar ligada a este concurso de leitura, pelo que a 1ª prova consistia em  ouvir as questões colocadas pela rádio, também a concurso, para todo o público alcobacense, sobre os conteúdos dos livros anteriormente referidos.

 

                                                                             Ilustração 4-Todos os concorrentes no palco 

 

            Seguia-se uma prova em que os alunos teriam de usar a sua criatividade para elaborar, num curto espaço de tempo, um anúncio que promovesse a compra da obra Inês de Portugal. É de ressalvar que todos os concorrentes de Porto de Mós mantiveram um comportamento activo e positivo nas provas a que estavam sujeitos!

            Posteriormente, provas de leitura e de criatividade/argumentação foram propostas; os alunos tinham alguns minutos para preparar a leitura de um excerto (1 página) que deveriam ler em frente ao público, composto por colegas, amigos entre outros. Já a segunda prova destinada por sorteio, visava a capacidade de justificar a simpatia/antipatia por uma personagem a escolher pelo aluno, determinar outro fim para a obra ou, até, promover uma das que foram lidas.

            No final, os ponteiros do relógio mostravam as 17h, seguindo-se um lanche cheio de convívio e debates amigáveis entre todos. Por volta das 18h, já todos estavam novamente reunidos no Anfiteatro de Alcobaça, esperando pelo anúncio dos resultados.

            Do 3º ciclo, a Adriana Carreira foi seleccionada para a final nacional em 2º lugar! O 1º foi ocupado por Inês Ferreira, de Alcobaça; no ensino Secundário, João Cardoso de Peniche ocupou a 1ª posição, seguindo-se Joana Mateus, de Caldas da Rainha. Muitos parabéns! Todos os participantes receberam um diploma, um livro e um vale de 10€ a descontar na papelaria Arquivo. Os vencedores receberam ainda um vale de 100€.

 

Nota: Os alunos Mariana Santos (3ºciclo) e Marcelo silva (ensino secundário) são os concorrentes suplentes do distrito de Leiria à semifinal e à final nacional que se realizam respectivamente a 14 e 21 de Maio.

 

CALIGRAMAS

Resultado de uma actividade realizada nas aulas de TLE ( Técnicas de Leitura e Escrita ) com os alunos do 7º D.

 

 

Maryana Burla

 

Ana Rita Carvalho

 

Ricardo Calado

 

Aurora  Amado

 

Luísa Pires

 

Ricardo Calado

 

Mariana Monteiro

 

Carolina Correia

 

Ana Carolina Pereira

 

Diogo  Pereira

 

Maryana Burla