Dia de Reis
Enviamos o contributo do Pólo Educativo de Serro Ventoso, relativamente ao Dia de Reis (que também se encontra no Blogue em anexo)
Blogue: O Moinho Encantado
Mensagem: Dia de Reis
Hiperligação: https://omoinhoencantado.blogspot.com/2012/01/dia-de-reis.html
O Agrupamento de Escolas de Porto de Mós está a implementar a sua autoavaliação envolvendo toda a Comunidade. A equipa de autoavaliação elaborou questionários dirigidos a toda a comunidade educativa e procedeu à recolha de evidências no sentido de obter informações relativas ao funcionamento do Agrupamento nos domínios: liderança, organização/gestão, ensino/aprendizagem, envolvimento/participação e serviços/espaços. O conhecimento da realidade é fundamental para a melhoria do serviço educativo prestado pelo agrupamento e a autoavaliação permite traçar estratégias adequadas para a resolução dos seus problemas e consequente melhoria do seu desempenho.
A equipa de autoavaliação.
DIA DE REIS
Jardim de infância de Mendiga
Na 6ª feira, dia 6 de Janeiro, brincámos aos reis.
Éramos muitos meninos, porque nos juntámos com o 1º CEB. Estávamos muito engraçados com coroas na cabeça.
Fizemos um lanche partilhado com os meninos da primária. No jardim fizeremos bolo rei para oferecer, e os meninos da primária, compraram bolo rei e rainha para nos oferecer também. Estavam uma delicia!!!!!
Tivemos ainda a visita de dois reis Magos que vieram na Bibliomóvel e todos juntos cantámos-lhes uma canção dos reis.
Esta foi a maneira que encontrámos para dar as boas vindas ao novo ano.
FELIZ ANO NOVO
A educadora - Susana Olaio
PROJETO “CRIAR EM FAMÍLIA” - EXPOSIÇÃO DE PRESÉPIOS
No âmbito do projeto "Criar em Família", inaugurou-se no dia 12 de dezembro, no Pólo Educativo de Serro Ventoso a exposição de presépios realizados pelas famílias dos alunos.
Fazem parte da exposição 33 presépios, uns feitos individualmente e outros coletivamente, em pequenos grupos. Foram vários os materias utilizados na sua confeção, com predominância para a reciclagem.
Para a inauguração foram convidadas as famílias e entidades que compareceram em grande número.
No final houve um Porto de Honra para todos os presentes em que não faltou o tradicional café da avó e os bolos fritos (filhós).
Congratulamo-nos com o envolvimento, a criatividade e imaginação das famílias a quem agradecemos a participação neste projeto.
A exposição manter-se-à aberta ao público até dia 6 de janeiro, nos dias úteis, das 8 às 18 h e no domingo, dia 18 de dezembro, das 14 às 17 horas.
Pólo Educativo de Serro Ventoso
Nota da redação: Pedimos desculpa pela publicação tardia da notícia, mas temos tido alguns problemas com o site do jornal. Algumas destas dificuldades estão em vias de resolução. Agradecemos a vossa compreensão.
Bela Infanta
As turmas dos 6ºanos ,D e E, apresentaram na aula de Língua Portuguesa ,uma peça de teatro baseada no Romance “Bela Infanta” ,de Ameida Garret, que faz parte da leitura orientada do 6º ano. Os alunos das duas turmas trouxeram alguns adereços, tais como: o anel , o pente doirado, o vestuário da época… Esta atividade foi proposta pela professora de Língua Portuguesa, Anabela Reis, para ser dinamizada pelos alunos na sala de aula.
A representação correu muito bem e todos assistiram com muito entusiasmo.
Restauração da Independência a 1 Dezembro de 1640
Quando D. Sebastião morreu na Batalha de Alcácer Quibir, houve problemas de sucessão ao trono, porque não tinha nenhum descendente. Primeiro sucedeu ao trono o seu tio-avô Cardeal D. Henrique que governou o reinado durante dois anos, mas como já era muito velho morreu.
Após a sua morte surgiu o problema de sucessão ao trono e apareceram três candidatos , D. Catarina de Bragança (apoiada por poucos membros do clero e da nobreza), D. António Prior do Crato (apoiado pelo povo), e D. Filipe II rei de Espanha (apoiado por membros do clero, da burguesia e da nobreza).
Mas o povo sabia que se D. Filipe II ficasse rei de Portugal perderia a independência. Então D. António fez-se aclamar rei em Lisboa e Santarém.
D. Filipe II atacou-o e venceu-o na Batalha de Alcântara. D. António saiu do país, tornando-se D. Filipe I, rei de Portugal, e perdemos assim a independência. Seguiu-se um período denominado de União Ibérica ou Dinastia Filipina. Durante 60 anos , Portugal foi governado pelos espanhóis.
Na manhã de 1 de Dezembro de 1640,um grupo de nobres, chamados os conjurados marcharam até ao Terreiro do Paço, dirigiram-se ao palácio real e rebentaram com as portas. D. Miguel de Vasconcelos, o secretário de estado procurou esconder-se, mas foi descoberto e morto, de seguida prenderam a Duquesa de Mântua. Alguns conjurados dirigiram-se às janelas e proclamaram a independência de Portugal e foi aclamado D. João IV o novo rei de Portugal, iniciando-se a dinastia de Bragança. Portugal recupera a sua Independência . Esta foi reconhecida vinte oito anos depois da guerra da Restauração, no ano de 1668, através do tratado de paz de Madrid, no reinado de D. Pedro, o Pacífico.
Notícias
Os Descobrimentos
10-03-2011 23:36———
E o Carnaval já acabou...
09-03-2011 18:15———
Visita de estudo à Coelho da Silva
07-03-2011 00:46———
Aqui há talento ! É uma aluna do 8ºano que faz esta análise ao poema... Parabéns !
03-03-2011 22:18———
Maria do Rosário Pedreira vem à nossa escola
17-02-2011 17:00———
O Amor anda no ar
15-02-2011 13:40———
Chegaram mais trabalhos do jardim de Infância da Fonte do Oleiro
15-02-2011 12:59———
O Jardim de Infância da Fonte do Oleiro recebeu a visita da Camila
29-01-2011 17:36———
4 de Janeiro - Dia Mundial do Braille
27-01-2011 23:20———